BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Trabalho Cooperativo

O trabalho entre pequenos grupos, onde os menbros são escolhidos pelos "responsável do grupo" acontece com alguma frequência na nossa sala, com o objetivo das crianças participarem em trabalho cooperativo autonomamente em pequenos grupos, entreajudando-se e posteriormente mostrando o seu trabalho aos outros grupo. É uma boa forma de se organizarem, de se conhecerem, estabelecerem laços e interagirem com outras crianças que eventualmente ainda não tinham partilhado nenhuma atividade. Os mais experientes e autonomamente mais confiantes ajudam os mais inseguros, pois está em causa o trabalho de todo o grupo.


Click to play this Smilebox scrapbook

Este trabalho foi iniciado em grande grupo, com a delineação do corpo de dois meninos e duas meninas do grupo, selecionados aleatoriamente.








Depois cada um delimitou com tinta o seu corpo e posteriormente foram escritos cartões com o nome dos menbros, já trabalhados durante as semanas anteriores, que foram colocados em vários montes.

O monte do cartão era lido pelo adulto e posteriormente cada menbro da equipa recolhia o cartão e sozinho ou com a ajuda da equipa colocava-o no sitio certo.

No fim do jogo, o grupo juntou-se todo e foi passando pelos "corpos" sendo analisados cada um para saberem se estava certo ou incorreto a colocação do cartão.









Resultado: dos 4 grupos, dois tinham colocado todos os cartões no sítio correto e a equipa teve direito a palmas e grandes elogios por parte dos colegas. Os outros dois também tiveram palmas pelo esforço de todos os menbros, depois de corrigirem os "erros".

Sem comentários:

Enviar um comentário