BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Matemática de folhas de Outono

Hoje visitou-nos a "Saca das Novidades", uma saca que trará semanalmente, algumas supresas/novidades que remeterá o grupo para alguns desafios: jogos, musicas, materias novos, experiências, etc. 

A saca das Novidades será apresentada com a seguinte lenga-lenga:


Na nossa colorida saquinha
Novidades vão surgir
Para as podermos adivinhar
Todos teremos que em silêncio pensar


Antes de a abrir, lançaremos algumas pistas ao grupo, que o ajudará a pensar (raciocinar) sobre o que se encontra lá dentro. o grupo também poderá lançar algumas questões que o professor terá de responder, dando assim possibilidade das crianças irem construindo as hipótese mais válidas, refutando outras.  O  som que o objeto/surpresa faz dentro da caixa, se tem cheiro ou não, de que cor é, para que serve, etc; todas as pistas dadas pelo professor à colocação das questões das crianças, servirá para a descoberta. É assim que aprendemos a construir os racicionios lógico, a questionarmo-nos e a verbalizar corretamente as nossas ideias.

Série Matemática

A Saca das Novidades trouxe-nos a 1ª novidade: Duas séries de cartões numéricos que foram distribuidos por todas as crianças para contarmos e identificarmos as quantidades de cubos e dedos levantados e identificarmos o número correspondente. Depois formamos e ordenamos os números numa sequência numéricas crescente de 0 a 10 algarismos.
À sua medida, com ou sem pedir ajuda até os mais pequenos foram concretizarando a atividade.

Duvidas Matemáticas:


Nesta sequência, houve quem questionasse se o zero também é numero e se o era, porque não era designado de "um" (a criança queria dizer 1º). Esta criança deparava-se já com o conceito de número ordinal e não cardinal.
Sem darmos nenhuma resposta, levamos a criança a pensar e a construir ela mesma o seu raciocinio: questionando-a sobre o que realmente representam cada um dos algarismos ( 1, 2, 3, etc) colocados ali nos cartões que tinham associada a imagem de dedos levantados e de cubos desenhados. à pergunta facilmente a criança constatou que dois dedos levantados e dois cubos desenhados correspondiam ao número dois, "pois eram duas coisa", este é o conceito de número cardinal, associados às quantidades.
Quando foi questionado quanto ao lugar/posição que cada número apresentavam naquela fila, também foi facilmente referido que "o dois estava em 2º lugar, se não tinha o zero, mas vinha em 3º lugar se lá estivesse o zero". Este é o conceito de número ordinal.
Assim facilmente a criança, com a colocação das questões certas, facilmente compreendeu que o número de ordem e o número cardinal, representam duas coisas diferentes.

E que por exemplo quando em grupo tentamos responder a questões do tipo: "Quantos são?", se pretende saber a quantidade, sendo desta forma, o número encarado como o cardinal de um dado conjunto, isto é, descreve a quantidade dos seus elementos. E que o número pode também ser usado num sentido diferente, por exemplo, quando dissemos que numa corrida participam três crianças, o três é o cardinal, mas se mencionarmos que o João chegou em terceiro lugar, o três já não é encarado da mesma forma mas antes como ordinal do número, ou seja, como a ideia que o permite localizar numa dada sequência.


A 2ª novidade, foi lá trazida por algumas crianças e pela Elizabete: várias folhas de Outono, que foram distribuidas às crianças para jogarmos com as cores, forma, feitio, tamanhos e número.
De acordo com estes atributos formamos vários conjuntos, selecionando para cada um as folhas com as carateristicas próprias.

Ouvimos e soletramos a poesia da folhas de Outono:

Tantas folhas


Click to play this Smilebox photo album











Sem comentários:

Enviar um comentário