A divisão da turma em dois grupos de crianças: sexo masculino e sexo feminino, permitiu-nos trabalhar de perto alguns conceitos matemáticos:
- a contagem;
- ordenação numérica;
- formação de conjunto;
- a divisão
- Comparação e diferenciação: identificação de semelhanças e diferenças
No fim da atividade montamos um painel "Palhaçinho do Grupo" onde colocamos as nossas fotografias.
|
Associada à área da matemática está também a área da expressão corporal/Musical, que trabalhamos no fim do dia, com o jogo das "Casinhas", variante do tradicional conhecido jogo das cadeiras. |
|
|
|
Este jogo consistiu na identificação rápida a um determinado sinal (paragem do toque da pandeireta) de uma casinha de rapaz ou rapariga para ocupar. Mediante a assimilação das várias étapas do jogo, este foi-se complexificando, exigindo às crianças uma maior atenção e raciocinio. Assim numa fase posterior, foram desenhadas no chão com giz "casinhas" individuais: 4 de rapazes e quatro de raparigas. Nesta fase valorizou-se a rapidez de raciocinio aliada à rapidez de execução de movimento.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário