BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O pequeno almoço (continuação)

A visualização do filme  apresentado (Bob construtor e o pequeno almoço da Gatolas) levou à reflexão conjunta sobre a importância que o pequeno almoço tem,  até mesmo nos animais (gato=Gatolas).

Após breve diálogo, a maioria das crianças chegou à conclusão que o Gatolas tinha muita fome e estava mal disposto, porque não tinha comido o seu habitual, reforçado e nutritivo PEQUENO ALMOÇO.
Ele não possuia energia para andar, brincar e ajudar o Bob.

Perguntamos então ao grupo quem é que se sdentia assim como o Gatolas e ..... 5 crianças referiram sentirem-se "esfomeadas".  Mas indagou a Sara, "acabamos de comer maçã, no lanche da manhã", respondendo o Diego "comi devagarinho e ... estou esfomeado"

Vejam o breve diálogo com as crianças e as conclusões a que chegamos àcerca da afirmação do Diego, que surgiram após questionarmos o grupo.    

Professora: - "Comer devagarinho, dá fome? e comer depressa?"
Diego e Nelson  " também dá"
Prof. - " bem eu hoje vi uns meninos comerem devagar a maçã e outros comerem mais depressa, vamos perguntar-lhes se têm fome e o que acham acerca da afirmação do Diego.
Filipe: "Comi rapido e não tenho fome"
Jéssica: "Eu também não"
Profª: "E como comestes?"
Jéssica: "Eu como sempre devagarinho..."
....

Após  indagarmos várias crianças, umas que comeram devagar e não tinham fome, outras que sim e outras ainda que comeram depressa e tinham fome e outras não, constatamos que a maçã foi "toda comida e ...para a barriga, quer fosse comida rápida ou devagar"

Então tivemos que ver porque é que alguns ainda tinham assim tanta fome e a Sara logo prontamente afirmou:
"Olha se calhar não tomaram o pequeno almoço e têm fome!"

E assim cada uma das crianças perguntou às que tinham fome o que tinham comido ao pequeno almoço.
Uns comeram só "uma torrada pequenina porque estavam atrasados para a escola, outros não tinham comido nada e outros tinham comido bem  mas tinham fome".

Conclusão: Este momento foi importante para as crianças não só desenvolverem o vocabulário, praticarem o discurso oral afirmativo e interrogativo e ainda desenvolverem a capacidade de raciocinio, refletindo e estabelecendo ligações entre o que é dito pelos colegas neste momento de diálogo e o que já foi refeido no dia anterior. É uma forma de organizarem as suas ideias e o seu pensamento. 

Atividade/tarefa:
Desenhar um pequeno almoço saudável (que permita não terem fome).
e assim surgiram várias combinações de alimentos para pequenos almoços saudáveis: pão, fruta, leite, sumo.

Para solidificarmos as aprendizagens sobre este tema, aplicamos uma atividade do Projeto PASSEZINHO:

O Jogo dos Carros com Bom combustivel

Foi desenhado carros simples e pedido às crianças que os pintassem para o jogo que iriamos fazer a seguir.








A seguir foi pedido às crianças que identificassem a cor do seu carro (e rodas).








A seguir e enquanto os carros secavam passamos ao exterior para desenhar no chão com giz, a estrada por onde iriam circular os carros.



Como não tivemos tempo para mais, cada criança percorreu o percurso em fila, sem sair da estrada e na proxima semana aplicaremos a 2ª fase da actividade, ou seja, fazer o percurso atestando os carros (recolher os alimentos para um pequeno almoço saudável).

Sem comentários:

Enviar um comentário