Sendo uma linguagem universal, a Matemática oferece-nos um conjunto singular de ferramentas poderosas para compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas incluem o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas, e a capacidade de pensar em termos abstractos.
Hoje, o conhecimento assim adquirido transcende as barreiras culturais e a sua importância em muitas profissões e actividades é universalmente aceite. Em áreas como a Ciência e a Tecnologia, a Medicina, a Economia, o Ambiente e o Desenvolvimento, e a Administração Pública, o progresso e a inovação dependem frequentemente de novas descobertas matemáticas.
Hoje, o conhecimento assim adquirido transcende as barreiras culturais e a sua importância em muitas profissões e actividades é universalmente aceite. Em áreas como a Ciência e a Tecnologia, a Medicina, a Economia, o Ambiente e o Desenvolvimento, e a Administração Pública, o progresso e a inovação dependem frequentemente de novas descobertas matemáticas.
A chegada da poesia do "corpo Humano" à nossa sala suscitou algumas dúvidas no grupo, aquando da pergunta: de que cor é o nosso cabelo?
Como havia sérias dúvidas, mesmo depois da constatação ao espelho,
decidimos refletir em conjunto e adaptando uma tabela que tinhamos já platificada, fizemos o seguinte registo:
Este registo depois de analisado pelo grupo resultou na seguinte conclusão:
E agora que está escrito e afixado no nosso placar é fácil para quem quiser verificar, quantas crianças existem na nossa sala com o cabelo preto, castanho e loiro sejam eles rapazes e raparigas.
Para distinguirmos o sexo masculino do feminino usamos a seguinte simbologia simplificada:
Com esta atividade, as crianças foram confrontadas com várias questões matemáticas que as induziram a raciocionar, a estabelecer relações lógicas e a defender os seus pontos de vista em grupo:
- A contagem de meninos e de meninas pertencente a esse con junto;
- O estabelecimento de uma sequência lógica numérica ( contagem simples: o 1 antes do 2 e assim por diante)
- A utilização de lingagem matemática com recurso a termos de comparação: "mais do que", "menos do que" "tem a mais X", "tem a menos X"
- A utilização de correspondência termo a termo (um menino registado no mapa, um menino que se senta na roda);
- estabelecimento do principio da cardinalidade (este conjunto tem dois meninos de cabelo castanho, registamos o dois sem necessitar de contagem)
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