BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reorganização dos espaços

A nossa sala viu reorganizado os seus espaços e áreas de trabalho. Por forma a dar seguimento aos interesses e possibilitar ao grupo uma maior independência de trabalho autonomo e evitar alguns pequenos "conflitos" com as crianças que têm mais dificuldade no cumprimento das regras e na aceitração do outro, decidimos reestruturar os espaço: mudando as área de trabalho de local, mudando o número de permanência de crianças nas mesmas e reorganizando os materiais. Assim ficamos com mais espaço livre no centro da sala que permite aos adultos visualizarem e apoiarem mais de perto as crianças nas suas atividades e ainda para as crianças, uma maior concentração no trabalho a desenvolver nessas áreas.

Durante a manhã as crianças acolheram entusiasmadamente os novos espaços e após a apresentação dos espaços, ajudaram a colocar as placas de identificação nos novos locais.

Iniciamos também alguns instrumentos reguladores de trabalho, que permitem desenvolver a capacidade de autonomia, a responsabilização, a organização do grupo e a partilha democrática.

 MAPA DE TAREFAS: como é e para que serve:

1- É um quadro de três colunas verticais, estando numa exposta a tarefa (semanal) que as crianças têm de cumprir diariamente e nas outras duas um espaço para duas crianças colocarem o seu cartão com o seu nome.

Objetivo: durante cada semana as crianças responsáveis por essa tarefa, terão que a cumprir, gerindo o seu tempo durante o dia.

QUAIS SÃO AS NOSSAS TAREFAS?
Neste momento já temos algumas tarefas acordadas em grupo, mas consoante a necessidade poderão ser umas substituidas e outras acrescentadas.

Contar os colegas que estão presentes e os ausentes;






2º- Os responsáveis de chamar para trabalhar e fazer o comboio para irem para a cantina almoçar e ir embora; 






3- Responsáveis por mandar arrumar ao toque da pandeireta







4- Responsáveis pelo leite ou fruta escolar, que devem colocar os pacotes de leite na mesa para os colegas lancharem;





5- Responsáveis pelos pratos a colocar na mesa para o lanche da manhã;







6- Os responsáveis ou presidentes, que têm a missão , ver se as áreas depois do trabalho estão arrumadas, os nomes das crianças em "casa" e chamar a atenção dos colegas.







7- Responsáveis por alimentar o nosso "mão de Ferro" (peixinho prateado)





Sem comentários:

Enviar um comentário