A nossa sala viu reorganizado os seus espaços e áreas de trabalho. Por forma a dar seguimento aos interesses e possibilitar ao grupo uma maior independência de trabalho autonomo e evitar alguns pequenos "conflitos" com as crianças que têm mais dificuldade no cumprimento das regras e na aceitração do outro, decidimos reestruturar os espaço: mudando as área de trabalho de local, mudando o número de permanência de crianças nas mesmas e reorganizando os materiais. Assim ficamos com mais espaço livre no centro da sala que permite aos adultos visualizarem e apoiarem mais de perto as crianças nas suas atividades e ainda para as crianças, uma maior concentração no trabalho a desenvolver nessas áreas.
Durante a manhã as crianças acolheram entusiasmadamente os novos espaços e após a apresentação dos espaços, ajudaram a colocar as placas de identificação nos novos locais.
Iniciamos também alguns instrumentos reguladores de trabalho, que permitem desenvolver a capacidade de autonomia, a responsabilização, a organização do grupo e a partilha democrática.
MAPA DE TAREFAS: como é e para que serve:
1- É um quadro de três colunas verticais, estando numa exposta a tarefa (semanal) que as crianças têm de cumprir diariamente e nas outras duas um espaço para duas crianças colocarem o seu cartão com o seu nome.
Objetivo: durante cada semana as crianças responsáveis por essa tarefa, terão que a cumprir, gerindo o seu tempo durante o dia.
QUAIS SÃO AS NOSSAS TAREFAS?
1º Contar os colegas que estão presentes e os ausentes;
2º- Os responsáveis de chamar para trabalhar e fazer o comboio para irem para a cantina almoçar e ir embora;
4- Responsáveis pelo leite ou fruta escolar, que devem colocar os pacotes de leite na mesa para os colegas lancharem;
6- Os responsáveis ou presidentes, que têm a missão , ver se as áreas depois do trabalho estão arrumadas, os nomes das crianças em "casa" e chamar a atenção dos colegas.
Sem comentários:
Enviar um comentário