VER, para além de olhar VER, para sentir VER, para se expressar John Dewey Ver para se expressar é uma necessidade vital da criança para se desenvolver num todo harmonioso. E porque Ver para Sentir, para ser sensível, passa também pelo contato com a obra de arte, e estando ainda dentro da temática do sexo masculino e feminino, foi proposto às crianças a visualização de uma apresentação em power point sobre alguns pintores famosos que também pintaram quadros, realçando nas suas obras à sua maneira, os dois géneros. - "As meninas são pastoras" ; - " A menina parece um palhaço, tem as bochechas vermelhas"; - " O homem tem barbas como o Pai-Natal" - referiam-se ao Da vinci - "Tá tudo amarelo" - referindo-se às obras de Van Gogh - " A menina do pescoço comprido" - um dos retratos de Picasso - "Essa imagem eu tenho na casa da avó", Monalisa de Da vinci Com esta apresentação as crianças foram introduzidas no conceito de Arte, dando-se a conhecer outras formas de pintar a figura masculina e feminina, ao longo dos tempos. Conheceram nomes de pintores famosos e algumas obras também elas famosas, que estão expostas nos mais variados museus em todo o mundo. "A criança desenha, entre outras tantas coisas, para se divertir. Um jogo que não exige companheiros, onde a criança é dona de suas próprias regras. Nesse jogo solitário, ela vai aprender a estar só, "aprender a só ser". O desenho é o palco de suas encenações, a construção do seu universo particular" (DERDYK, 1989, p. 50). De uma forma pedagógica, as crianças aprenderam que a arte não tem fronteiras e que a imaginação e a criatividade são imprescindiveis para a criação de belos trabalhos, únicos e pessoais. Que depende da expressão de cada um, da forma como interioriza a informação, organiza o seu pensamento e as suas ideias, da percepção que tem do real e da exploração prática e prazerosa que faz com os instrumentozs que tem ao seu dispôr. Desenhar constitui para a criança uma atividade integradora, que coloca em jogo as inter-relações do ver, do pensar, do fazer e dá unidade aos dominios perceptivo, cognitivo, afetivo e motor. Alguns pedagogos abordam a temática do desenho infantil, explorando-o por fases ligadas ao crescimento/maturidade cognitiva de cada criança. Dos mais conhecidos, realçam-se Luquet e Piaget. M Ã O S Á O B R A À semelhança dos pintores apresentados, que elaboraram o seu auto-retrato, convidamos as crianças a fazerem o mesmo. Cada uma viu-se ao espelho, outros perguntaram como eram algumas das suas carateristicas aos seus colegas (olhos, cabelos) e retrataram-se na folha branca de papel. AUTO RETRATO on PhotoPeach |
BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Àrea da Expressão Plástica/Conhecimento do Mundo: Pintores famosos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário