BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Àrea da Expressão Plástica/Conhecimento do Mundo: Pintores famosos


VER, para além de olhar
VER, para sentir
VER, para se expressar
John Dewey
 Ver para se expressar é uma necessidade vital da criança para se desenvolver num todo harmonioso. 
E porque Ver para Sentir, para ser sensível,  passa também pelo contato com a obra de arte, e estando ainda dentro da temática do sexo masculino e feminino, foi proposto às crianças a visualização de uma apresentação em power point sobre alguns pintores famosos que também pintaram quadros, realçando nas suas obras à sua maneira, os dois géneros.












 
 
Enquanto íamos vendo no ecrã do pc a apresentação as crianças foram constatando vários pormenores das obras:
- "As meninas são pastoras" ;
- " A menina parece um palhaço, tem as bochechas vermelhas";
- " O homem tem barbas como o Pai-Natal" - referiam-se ao Da vinci
- "Tá tudo amarelo" - referindo-se às obras de Van Gogh
- " A menina do pescoço comprido" - um dos retratos de Picasso
- "Essa imagem eu tenho na casa da avó", Monalisa de Da vinci

Com esta apresentação as crianças foram introduzidas no conceito de Arte, dando-se a conhecer outras formas de pintar a figura masculina e feminina, ao longo dos tempos. Conheceram nomes de pintores famosos e algumas obras também elas famosas, que estão expostas nos mais variados museus em todo o mundo.
"A criança desenha, entre outras tantas coisas, para se divertir. Um jogo que não exige companheiros, onde a criança é dona de suas próprias regras. Nesse jogo solitário, ela vai aprender a estar só, "aprender a só ser". O desenho é o palco de suas encenações, a construção do seu universo particular"
(DERDYK, 1989, p. 50).
De uma forma pedagógica, as crianças aprenderam que a arte não tem fronteiras e que a imaginação e a criatividade são imprescindiveis para a criação de belos trabalhos, únicos e pessoais. Que depende da expressão de cada um, da forma como interioriza a informação, organiza o seu pensamento e as suas ideias, da percepção que tem do real e da exploração prática e prazerosa que faz com os instrumentozs que tem ao seu dispôr. Desenhar constitui para a criança uma atividade integradora, que coloca em jogo as inter-relações do ver, do pensar, do fazer e dá unidade aos dominios perceptivo, cognitivo, afetivo e motor.
Alguns pedagogos abordam a temática do desenho infantil, explorando-o por fases ligadas ao crescimento/maturidade cognitiva de cada criança. Dos mais conhecidos, realçam-se Luquet   e Piaget.
M Ã O S    Á     O B R A
À semelhança dos pintores apresentados, que elaboraram o seu auto-retrato, convidamos as crianças a fazerem o mesmo. Cada uma viu-se ao espelho, outros perguntaram como eram algumas das suas carateristicas aos seus colegas (olhos, cabelos) e retrataram-se na folha branca de papel.
AUTO RETRATO on PhotoPeach





Sem comentários:

Enviar um comentário