BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

PEQUENO ALMOÇO

Continuamos na descoberta dos alimentos e das rotinas alimentares das crianças, assim damos início este ano letivo a mais uma fase do projeto PASSEzinho - Programa de Alimentação Saudável em Saúde escolar, promovido pela ARS Norte em parceria com as escolas e jardins de infância.

Para mais pormenores sobre o mesmo vejam a apresentação AQUI

A atividade de hoje veio na sequência da comemoração do Dia Mundial da alimentação, onde salientamos junto dos mais novos a importância de um consumo regular da fruta, ao longo do dia.

Após a nossa rotina diária da canção dos Bons dias, perguntamos às crianças se tinham tomado o pequeno almoço hoje, antes de virem para a escola e o que ingeriram.

Constatamos que algumas crianças ainda não estão familiarizadas com as diferentes designações das refeições do dia (pequeno almoço, lanche ao meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) pelo que ainda referiram ter comido arroz e carne depois de se levantarem da cama. Outras crianças referiram ter tomado só leite e outras leite e paõ/cereais e outras nada.


A partir deste diálogo e para motivarmos o grupo de crianças para as atividades que se iam desenrolar em torno do pequeno almoço e da fruta, apresentamos o livro "Eu gosto do Pequeno Almoço" que apoia o projeto PASSEzinho.

Dialogamos sobre os alimentos que compunham o pequeno almoço desta familia comparando-o com o que as crianças referiram ter tomado em casa.

Para consolidarmos as aprendizagens fomos bucar os mesmos alimentos à nossa casinha e depois de os explorarmos (cor, nome, como e quando se come, a que categoria de alimentos pertencem, etc) apresentamos um jogo.








JOGO: Gincana de mesas para o pequeno almoço.

O grupo foi dividido em duas equipas com dois chefes.
Depois fomos lá para fora e apresentamos às crianças as mesas para cada grupo "montar" o seu pequeno almoço.
Os alimentos estavam no fim do recreio (todo o tipo; carne, peixe, ovos, etc) e a um som da pandeireta dois elementos derigiam-se a correr para escolher os alimentos para pôr a sua mesa do "pequeno almoço".

Apuramento de resultados:

No final os chefes verificaram os alimentos um a um, mostrando e perguntando à equipa se estavam corretos. Por  ultimo, contabilizaram-nos e registaram o número numa folha.

Uma equipa contabilizou 8 alimentos corretos e 1 mal;
Outra 7 alimentos e 2 mal.

Click to play this Smilebox photo album
Make a photo album

Já na sala cada criança desenhou numa folha o alimento que foram buscar. Duas crianças não conseguiram relembrar e nem identificar o alimento que puseram na mesa.

Da parte da tarde fiuzemos o registo em recorte e colagem dos alimentos que podem e devem fazer parte da rotina diária das nossas crianças







e ainda tivemos algum tempo para explorarmos a canção do "Pequeno almoço" coreagrafando com gestos a letra da canção.

Deixamos aqui a letra e a musica da canção para que desfrutem de algum tempo e explorem as mesmas com as crianças lá em casa.

cançao pequeno almoço

Sem comentários:

Enviar um comentário