O nosso registo da História dos 5 monstrinhos já está completo e foi mostrado ao grupo:
- Exploramos cada folha com o número impresso e contamos os monstrinhos que cada criança tinha pintado, para nos certificarmos que ninguém se tinha enganado.
A seguir e seguindo a proposta do Diego: "Tive uma ideia, podemos fazer com as folhas do registo uma lagartixa" organizamos as folhas para montar a lagartixa.
- Aqui lidamos com vários conceitos númericos (numeros ordinais - 1º, 2º 3º 4º e 5º e cardinais algarismo 1= um monstrinho, etc), mas também de organização espacial (organizar as folhas na vertical ou na horizontal?; o 1 à frente, o dois atraz, o três a seguir).
E o resultado ficou assim:
A seguir fizemos um registo coletivo até ao número 5, com tampas de garrafa, partindo do número 1.
Para tal, numa folha construímos uma tabela com duas colunas: uma para os algarismos(números) e outra para as rolhas e as crianças colaram as rolhas e registaram os números correspondentes.
Enquanto uns iam fazendo este registo o resto do grupo, ia desenhando no chão os algarismos.
Matemática on Prezi
Para consolidarmos estas aprendizagens realizamos um registo em plasticina com os algarismos
e ainda um jogo de ampla motricidade, no espaço do recreio:
Ao som da pandeireta as crianças percoriam o recreio e à paragem do toque, tinham que olhar e ouvir as indicações dadas acerca do algarismo (do 1 ao 5) para se dirigirem às casinhas desenhadas no chão.
Fazendo a seguinte correspondência:
1 = 1 criança num círculo individualmente
2 = 2 crianças num círculo
3 = 3 crianças num círculo
4 = 4 crianças num círculo
5 = 5 crianças num círculo
Sem comentários:
Enviar um comentário