1, 2, 3 peças de fruta ..... maçãs, peras, bananas e laranjas
Logo de manhã recepcionamos a fruta que cada criança trouxe de casa.
Constatamos que uns tinham trazido maçãs, outros bananas e ainda laranjas e peras.
Uns tinham trazido uma peça, outros duas, e outros três.
Para não nos perdemos fizemos nas conclusões a que íamos chegando sobre o número de frutos que cada criança foi buscar à sua mochila, decidimos proceder a um registo no quadro consoante as peças que cada criança trazia da mochila e colocava na bacia dos frutos:
No fim do registo procedemos à soma das frutas, ccontabilizando-as da bacia e a "soma" do quadro
DEpois ainda realizamos o total de maçãs que tinhamos na bacia, de laranjas, de bananas e de peras e procedemos ao registo no quadro
Com esta atividade familiarizamo-nos com a adição/soma e com o respetivo sinal (+) que "junta" as frutinhas todas.
Formanos conjunto, procedemos à contagem dos frutos de cada um dos conjuntos e registamos os nossos calculos, para organizarmos o nosso racicionio matemático e quando necessário, podermos utilizar este registo para consulta.
Já na área de trabalho individual pôs-se à disposição das crianças, vário material para trabalharem individualmente com estes conceitos.
Surgiram trabalhos de recorte e colagem de frutos, pintura e desenho dos mesmos.
Sem comentários:
Enviar um comentário