BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

domingo, 2 de outubro de 2011

Educação Musical: Familia dos Amigos

Porque cantamos tanto no Jardim de Infância?

Cantar é um dos mais fáceis exercicios que se pode apresentar aos mais novos, a melodia e o ritmo ajudam não só à memorização fácil de novas palavras, aumentando assim as crianças o seu vocabulário, como também a cadência da própria musica, lhe propiciam prazer, acalmando-a, propiciando-lhe o retorno à concentração, estimulando-a para novas aprendizagens.
Cantar é próprio da nossa natureza humana: articular sons e palavras é crucial pra nossa comunicação, é dessa forma que expressamos os nossos sentimentos ao falar. Dor, dúvida, alegria, entusiasmo, frustração, não conseguiríamos demonstrar nada sem a entonação diferente e as expressões faciais. O cantar como expressão  acompanha-nos desde sempre: logo no nascimento, a nossa primeira forma de comunicação é um cântico, ou seja o choro, como cântico-pedido. Depois vem o palrar, qual cantico gracioso que encanta toda a familia, e só muito depois é que vem a linguagem propriamente dita.
Depois já em adultos muitas vezes perdemos ou abandonados este ritual do cântico, quase que a medo de soltar a voz, de nos fazermos ouvir, de desafinarmos ....
Mas cantar é um ato salutar, que faz bem à alma e alivia as tensões, deixando por breves momentos para tráz as preocupações da vida.
Por isso cantem para os mais pequenos, ensinem-lhes algumas das vossas musicas/canções que eram cantadas pelos vosso pais ou avós. E certamente verão que irão deliciar os mais pequenos /e porque não graúdos) lá de casa.



Esta semana aprendemos uma nova canção que fala sobre a amizade: no primeiro dia ouvimo-la com muita atenção para aprendermos a letra, o que não foi preciso muito, depois ensaiamos uma pequena coreografia com gestos que nos ajudam a construir o significado das palavras cantadas.


Aqui deixamos a nossa canção para que também em casa desfrutem da companhia dos vossos filhos, cantando, porque é como diz o ditado popular: Quem canta seu mal espanta!


Amigos | Musicians Available

Sem comentários:

Enviar um comentário