BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Construção da identidade pessoal

Eu sou menina e Eu sou rapaz!

O conhecimento e o controle progressivo do corpo são um processo que ocupa a criança desde o seu nascimento e é um dos primeiros referênciais para esta se reconhecer como pessoa.
Desde que a criança toma consciência do seu corpo e da pertença a um determinado género masculino ou feminino, ela vai progredindo no seu auto-conhecimento e na sua identidade enquanto pessoa que cresce gradualmente e vai controlando as suas ações e emoções. 

As atividades que hoje realizamos fazem parte de um leque de estratégias que iremos utilizar durante esta semana para estimular e aprofundar o conhecimento que cada criança tem do seu corpo, desenvolvendo as suas capacidades psicomotoras, ao mesmo tempo que experimentam, identificam e desfrutam de sensações, que a façam progredir na descoberta das suas possibilidades perceptivas e motoras.

1ª étapa: Quem sou eu para além do meu nome?  menino? ou menina? Que diferenças apresento em relação ao outro sexo?

A história "O corpo do Luís" foi construida de forma simples, permitindo às crianças ir vendo folha a folha a ilustração das várias partes do corpo humano. A história começa por apresentar um circulo para alguns, uma bola para outros, hipótese que é já rejeitada quando vêm que esta na segunda folha da história apresenta dois olhos.... e a história continua assim sucessivamente, acrescengtando-se mais pormenores até que no fim todos identificam que afinal descobrimos que esta imagem completa forma o corpo de um menino, chamado Luís.

O Diálogo/reflexão em grupo:

2ª étapa: O diálogo seguinte estabeleceu-se até identificarmos todos em grupo algumas semelhanças e diferenças entre os presentes meninos da sala e aquela imagem desenhada do menino Luis e das meninas.  O órgão genital foi logo identificado como diferença, o nome, o cabelo, a falta de brincos (embora no grupo este não fosse um fator determinante, pois já constatamos que meninos da escola também têm brincos), a roupa, etc.

O Jogo:
3ª étapa: Vestir dois pares de meninas e dois pares de meninos, espreitem como fizemos:

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album - Powered by Smilebox


4ª étapa: Como dizer menino e menina em linguagem gestual?
Aprendemos com o vídeo que vimos online Aqui e depois formamos dois grupos: os meninos disseram às meninas que se afirmavam como meninos e vice-versa.

Click to play this Smilebox greeting
Create your own greeting - Powered by Smilebox
A digital greeting card by Smilebox

Sem comentários:

Enviar um comentário