BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

domingo, 27 de novembro de 2011

Sexta feira

Cumprimos pela 2ª vez a nossa rotina de arrumar os trabalhos e agora já de uma forma mais organizada e participda pelas crianças, que muito gostaram de rever os trabalhos. Foi mais um momento em que cada um explorou visualmente o que fez e mostrou ao colega do lado. Constatamos que há ainda muitos trabalhos sem nome (mesmo os mais pequenos já fazem uns rabiscos com os quais se identificam e reconhecem as suas produções) os quais temos depois muita dificuldade em reconhecer, por isso combinamos que temos que arranjar uma forma de lembrar os mais distraídos para terem esta responsabilidade, pois a nossa caixa dos trabalhos está cheia de trabalhos que não são reconhecidos e gostamos muito de a ver vazia e com os trabalhos arquivados nas capas e pastas.
Aliás no fim de arquivarmos mais uma vez as crianças bateram palmas e ... porque não tornar este gesto uma rotina...


Os nossos alunos pequenos e maiores estão de parabéns:  as pastas já estão a ficar cheias de trabalhos interressantes que ilustram as aprendizagens e evolução de cada um.
Por isso têm ireito a palmas.




Já recebemos, testamos e utilizamos o nosso novo material de audio - FONES com MICRÓ e MICRÓ para gravação.


O que já gravamos:
A canção dos bons dias



A Poesia do Xadrês





GATOS E OUTROS ANIMAIS

Para realizarmos estes jogos tivemos que nos separar por 3 mesas de trabalho, que escolhemos de acordo com as nossas preferências.

Jogo 1 Mesa 1

Dominó de Sombras  de animais

Objetivo: descobir a quem pertence a sombra e associá-la ao animal correspondente 
Grau de dificuldade: para os 3 anos= dificil;  4 e 5 anos = médio










Jogo 2 Mesa 2

Cartas de memórias de animais

Objetivo: descobri duas imagens iguais que estão colocadas ao contrário
Grau de dificuldade: para os 3, 4 anos= médio, 5 anos= fácil











Jogo 3 Mesa 3

Dominó de imagens de animais

Objetivo: associar a imagem correspondente nos dois lados da fila o dominó
Grau de dificuldade: para os 3 anos=médio , 4, 5 anos= fácil














APRENDER COM O MANUSEAMENO DE LIVROS

Já de tarde, chegados à sala tivemos uma pequena surpresa: cada criança tinha no seu livro para explorar sozinho.
Entramos ordeiramente, com muito cuidado, de mãos dadas e demos uma volta à nossa roda dos amigos para darmos uma rápida vista de olhos a todos os livros.



Depois paramos no noso lugar e sentamo-nos para explorar livremente o livro.


Vimos a capa, viramos as páginas para ver as imagens

 









Depois de já sabermos um pouco do nosso livro apresentamo-lo ao resto do grupo:













Descobrimos a capa e o que lá estava: a ilustração, o título do livro, o nom do Autor e do Ilustrador e ainda, nalguns casos, o nome da Editora.


Descobrimos ainda que os livros têm uma parte à qual chamamos lombada e que nem todas as lombadas são iguais; comparamos alguns livrros e umas lombadas tinham letras escritas que lêmos e reconhecemos como sendo o titulo do livro e outras o nome do autor.
Ah e havia uns livros quue tinham uma etiqueta azul, que logo os mais velhos identificaram como sendo a mesma que têm os outros livros que estão na biblioteca na prateleira dos Azuis.



Por fim, aporendemos como colocar os livros na nossa biblioteca: de lombada virada para nós, para podermos reconhecer facilmente o livro, ver e "ler" o título do mesmo.

O diálogo seguiu para a utilização do mesmos e verrificamos que a est respeito as crianças já sabiam muiita coisa sobre os cuidados básicos no manuseamento dos livros, mas que por vezes têm dificuldade em cumprim-las. Para ser mais fácil registamos tudo o que de importanmte dissemos e ilustramos o nosso texto com imagens, para ajudar os "meninos a lembrar as coisas importanmtes a fazer com os livros na biblioteca.

As conclusões foram mostradas e lidas ao grupo e afixadas em local visivel para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário