BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

História da semana aos Bocadinhos, continuação

APRENDIZAGENS EM CONSTRUÇÃO

As crianças logo de manhã já estavam à volta do computador para verem mais uma parte da história dos Ursinhos da semana. Uns mais perspicazes e mais atentos, pela leitura do mapa de registo da data semanal, já antecipavam a informação de que o Ursinho de hoje seria Azul e faziam apostas com os colegas na certeza que iam, diziam eles "ganhar". Como eles mesmo gostaram de verem confirmadas as suas hipótese, pois era verdade a seguir do Ursinho de ontem vermelho, chamado Terça feira, vinha o Ursinho azul; o nome desse é que apenas duas crianças adivinharam: a Tatiana e a Bruna: "Quarta feira, porque o quatro é a seguir ao três de terça feira".
E esta hein, não era que era mesmo verdade!
As duas irmãs gémeas, sem mais demora resolveram o problema e apresentara a solução, que foi construida por comparação do nome dos dias da semana com os números. 
Uma vez que nunca fizemos na sala esta comparação, esta foi uma aprendizagem construida por si mesmas, por analogia e reflexão interior, é assim que se formam e desenvolvem todas as competências.
Passamos então rapidamente ao 2º slide para confirmarmos o nome do Ursinho Azul, a Sara que já lê e é muito inquieta para verificar se tudo está certo e chamar a atenção quando o contrário se verifica, foi a primeira a se levantar e a olhar para o ecrãn e ver escrito em letras maiúsculas as duas palavras TERÇA e FEIRA.

A partir daqui e já interiorizando a rotina de terça e quarta feira, o grupo ouvindo a leitura da Sara, começaram eles mesmos a fazerem a divisão silábica.

- "Duas, professora tem duas palmas" disseram em coro;

E lentamente constatamos mais uma vez que havia uma semelhança silábica da palavra quarta e terça.
Mais uma palavrinha para o nosso saco das 2 sílabas.

A seguir formos à caixinha dos cartões para colocarmos no mapa de registo semanal:

1º O Ursinho Azul









2º O seu nome - quarta feira


3º O número do dia de hoje - 9


O Ursinho Azul foi imprimido e colocado no centro do grupo e o jogo de hoje, foi cada criança ir buscar uma cor azul .Cada um usou essa cor primeiro para pintar na folha de registo dos Azuis.
Consoante íamos registando a cor azul de marcador, lápis cera, tinta, lápis de cor, fomos classificando com os termos: CLARO e ESCURO as tonalidades de Azuis e no fim procedemos à contagem dos mesmos.

Ora espreitem e decubram quantos azuis descobrimos na nossa sala.





Numa segunda fase, as crianças pegaram na sua cor e para pintar o seu ursinho , respeitando as áreas brancas e as cores da flor, que estavam no exemplo.

Nem todos realizaram a tarefa com os critérios estabelecidos (não pintar a barriga e o focinho, pois identificamo-los como estando por pintar e pintar a flor da barriga com as cores apresentadas no modelo), mas quando questionados tiveram consciência e identificaram o erro.

Aqui estão algumas fotos da atividade e ainda da rotina no fim da mesma: colocar o nome no cabeçalho superior direito, a data no cabeçalho superior esquerdo, selecionar os picos azuis e colocar o trabalho no placar. Mesmo os mais novos já interiorizaram estes passos e vão conseguindo realizar autonomamente as suas tarefas.





S MARTINHO

De tarde inciamos a introdução do tema S. MARTINHO, com a apresentação da história da vida desta personagem tão emblemática da tradição Popular Portuguesa.
Embora a história fosse a mesma que fora apresentada no ano anterior, nem todas as crianças tinham presente os vários acontecimentos que são relatados na história.
Na história foio pedida a participação ativa das crianças com gestos, fomentando ainda a concentração e a motivação nas diferentes étapas da história e ao mesmo tempo ir cruzando e  relembrando as atividades anteriormente trabalhadas, consolidando assim os conhecimentos adquiridos.

O MARTINHO tinha uma grande espada que levantava alto com a sua mão direita:


"Oh professora, na outra mão ele tinha um escudo" referiu o Filipe,  e aproveitando a sua deixa, referimos que na sua mão esquerda o MARTINHO ostentava um escudo que colocava à frente da sua barriga para a proteger.


O MARTINHO quando encontrou o pobre pedinte ficou triste e procurou nos seus bolsos algo que o pudesse reconfortar: cada criança procurou primeiro num e depois no outro bolso e nada encontraram, apresentando a mão vazia 
"Zero" referiu o Diego. "Lenços" disse o Daniel, "uma tosta mista quentinha para ele ficar sem fome" disse a Jéssica, "cereais para ele comer" referiu a Bruna e a Beatriz, "bolachas" disse a Soraia.


 

MONTAGEM CRONOLÓGICA DAS FASES DA HISTÓRIA:

A atividade seguinte foi primeiro concretizada em grupo:

1ª Distribuição às crianças das imagens da história;
2º Análise individual da imagem;
3º verbalizar em grande grupo o que observam na imagem.
4º escutar as outras crianças que descrevem as suas imagens
5º Montagem da mesma em sequência cronológica, apoiada pelos cartões numéricos.

E depois individualmente para verificarmos os conteudos assimilados por cada criança:

6º Montagem individual da história

Aqui estão as fotos:

Analisar com atenção as imagens


Verbalizar o que se verifica na imagem




Montagem por ordem cronológica



Trabalho Individual:
Picotagem e recorte das imagens



Identificação das mesmas com o nome


Ordenação e colagem

Algumas sequências finalizadas


  DRAMATIZAÇÃO DE S MARTINHO

Aqui estão as fotos de uma breve interpretação da história pelas crianças, que escolheram as personagens e rapidamente passamos à ação só com a capa improvisada com um bocado de papel vermelho.
Click to play this Smilebox slideshow









Sem comentários:

Enviar um comentário