BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011


O nosso diálogo de 2ª feira em grande grupo é recheado de novidades que as crianças têm oportunidade de expor, recontando ao grupo,  o que fizeram durante o fim de semana.
Este comunicar em grupo, ajuda as crianças a pensarem no tempo passado, organizando aas suas ideias e verbalizando as mesmas em grupo. Cada uma das novidades é acolhida pelo grupo e valorizada, acabando por "arrastar" aquelas crianças mais tímidas e inibidas, saindo taambém beneficiadaas aquelas que têm mais dificuldade na linguagem, pois sentem que elas mesmo têm um tempo próprio para comunicar as suas experiências/vivências e que serão ouvidas.

TAREFAS

Durante o acolhimento de  segunda feira, é também tempo de mudarmos os nomes no quadro das tarefas e atualizarmos o mapa de registo semanal da data.

Como fazemos: Assim cada criança individualmente desloca-se ao quadro e descolando o seu nome, escolhe uma tarefa e coloca-o nome junto à mesma. Depois em grupo comunica qual a sua responsabilidade semanal.

ATIVIDADES NAS DIFERENTES ÁREAS:









Após o arquivo dos trabalhos,
verificamos que estavam na caixa dos

as fichas de avaliação referentes à semana do S Martinho.

Decidimos entregar cada uma às respetivas crianças e fazer uma leitura geral, contabilizando por atividade, quantas crianças tinham ou não gostado de cada uma. Contamos e contamos, e quando decimos relembrar a 1ª atividade já não nos lembramos do número de crianças que tinham gostado dessa mesma.
Então tivemos que arranjar uma maneira mais fácil e orrganizada de fazermos uma leitura global de todas as tividades e assim surgiu o nosso registo síntese realizado pela mão de algumas crianças mais de 5 anos que se disponibilizarem a fazer:

Aqui estão algumas fotos do trabalho colaborativo de duas crianças por grupo: uma faz a leitura e a outra procede ao registo contabilizando uma atividade e a seguir na outra atividade trocam entre eles as tarefas.







No fim partilhamos em grupo a leitura.  E foi mais fácil responder às perguntas:

- Quantos meninos gostaram da história de S Martinho e da ordenação das imagens da mesma?
- Quantos meninos não gostaram de fazer o jogo cantado do "ouriço"
- etc.

Estas questões foram colocadas primeiro pela professora, passando depois a algumas crianças que também quiseram o numero de meninos que gostaram ou não de uma determinada atividade que referenciavam.





ÁREA DA INFORMÀTICA:

Hoje disponibilizamos pela primeira vez a utilização da  internet para pesquisa de imagens que tinhamos mencionado que à semelhança das Sombras, também são pretas.
O chapéu de Bruxa, a Zebra, o Panda, o Zorro, o computador e os gatos, foram algumas "coisas" que nos lembramos logo, que também têm a cor preta.
Como não conseguimos arranjá-las nas nossas revistas, o recurso da internet portátil foi apresentada, como um recurso para serem procuradas estas imagens e outras.
A Tatiana, no tempo de trabalho individual recorreu à área da informáatica para realizar esta pesquisa.
Tendo sido apoiada na primeira pesquisa (Chapéu de Bruxa), os passos seguintes foram logo assimilados tendo sido realizadas por si mesma as outras pesquisa.

1º Leitura no papel do nome da imagem a pesquisar e escrita no google:


2º Selecção da imagem e abertura da mesma na página própria


 3º Gravação no ambiente de trabalho da imagem e impressão da mesma:


 4º Divulgação e partilha do trabalho em grande grupo:



Os mais novos também procuram esta área de trabalho e aventuram-se sozinhos: O bruno, testa os seus conhecimentos no jogo das sombras



Sem comentários:

Enviar um comentário