A HISTÓRIA DO TICO E DA SUA SOMBRA
Esta é "Uma história que aborda conceitos ligados à área de Conhecimento do Mundo, nomeadamente à físico-química.
Trata da luz / sombra e das suas características, de foi desenvolvida em torno da personagem de um pequeno rato, que depressa cativa os mais pequenos e os envolve numa procura activa de respostas para o problema lançado no final" Juca
A história do Gato e do Rato da autoria da colega Juca permitiu-nos relembrar alguns conhecimentos acerca das sombras, que constatamos que o nosso ratinho da história não sabia,mas os meninos ensinaram:Trata da luz / sombra e das suas características, de foi desenvolvida em torno da personagem de um pequeno rato, que depressa cativa os mais pequenos e os envolve numa procura activa de respostas para o problema lançado no final" Juca
- "A sombra Teca, não aparece na toca, pois lá não há luz"
- "Tá tudo escuro"
- "O gato não pode comer a Teca, porque ela era uma sombra"
-
Vejam a história:
Conclusão: Esta história não apresenta um final para qualquer uma das personagens, pelo que se preteendeu observar se as crianças poderiam antecipar um final para esta história; para isso surgiu a questão:
"O que é que aconteceu ao Tico, à Teca e ao Gato?
E algumas crianças prontamente acabaram a história:
Diego: "Aposto que o RATOfoi lá para fora porque ele gostava tanto da sua sombra amiga que não sse importava de morrer"
Lara: "O Rato foi para aluz e o Gato meteu o Rato para dentro (engoliu)"
Sara: "O Rato não podia sair da toca, porque estava lá fora o Gato. Nunca mais saiu"
Tatiana: "O Rato esperou que o Gato saisse de lá e depois o Rato foi procurar comida e a sua sombraa Teca"
Finais diferentes, pensados com cuidado e revelados verbalmente em grande grupo. Assim a história terminou como cada um a imaginou. Assim aaprendemos a estruturar o nosso pensamento, a comunicar as nossas intenções e a transmiti-las ao grande grupo.
História partilhada com gestos:
Enquanto a história foi sendo contada, as crianças participaram exprimindo por gestos as atitudes do pequeno RATO e do grande GATO, associando as palavras à mimica:
"O Gato cheirava o Rato na sua toca"
O Gato tinha fome e queria comer o Rato
O Rato estava com muito frio dentro da sua toca
E o Gato continuava a espreitar lá para dentro da toca, à espera do Rato
A Linguagem Matemática e a Escrita foram apareceram normalmente nos registos partilhados em grande grupo, através das imagens de GATOS e RATOS distribuidos às crianças:
Formamos o grupo do GATOS e o grupo dos RATOS.
E para que não houvesse alguma confusão com as duas palavras, escrevemo-las utilizando tinta de duas cores diferenciadas (preto e vermelho) e identificamos as letras iguais e as letras difierenmtes que lhe conferiam a leitura e significado diferente:
O grupo das crianças que tinha RATOS colo-os na folha
E o outro grupo colou as imagens de GATOS na outra folha
No final as crianças que se disponibilizaram para circundarem o grupo e procederem à contagem dos animais comunicaram ao grande grupo o número de animais em cada um:
Chegamos então à conclusão que havia muitos mais GATOS do que RATOS nesses grupos.
Sem comentários:
Enviar um comentário