BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Experiências com sombras


A história do S. Martinho realizada em suporte de sombras chinesas e o interesse demonstrado pelas crianças à volta das figuras escuras (sem cor) foi o mote para levarmos para a sala algumas apresentações de sombras chinesas e despertarmos as crianças para outras forma de fazer arte - teatro sem cor, mas com muita criatividade e imaginação - TEATRO DE SOMBRAS.

Após cantarmos os bons dias e alguns dos responsáveis realizarem as suas tarefas (marcar os meninos para o almoço e pendurar na porta a contagem para a Dª Arminda e marcar a data no mapa semanal) contamos as novidades de ontem para os colegas que não estiveram presentes.
A história de S Martinho cantada com imagens pretas foi referida pela Tatiana. "História com sombras" referiram em coro algumas crianças do grupo "É assim que se diz".

Diálogo da manhã em grande grupo:

Observem algumas das reflexões estabelecidas durante o diálogo da manhã:

Profª: Mas como é que se fazem as sombras?
 O Filipe tinha a resposta imediata: "Quando está sol aparece a sombra no chão"
 Profª: Então se quisermos fazer sombras do que precisamos?
 Daniel: "do sol"
 Profª: Então temos que ir buscar o sol? ou ir lá para fora à procura dele?
 Beatriz: Hoje não tá sol.
Tatiana: Olha não podemos pegar no sol e trazer para dentro..."
Profª: Bem também concordo. Então vamos pensar. O que é que o sol nos dá e que precisamos para fazer as sombras.
Várias crianças: "Calor"
Filipe: "E luz"
Profª: Pois então podemos subnstituir essa luz do sol por outra não?
Filipe: "Uma lanterna"

Pois e foi assim que se retirou da saca um candeiro (às quais algumas crianças chamaram de lâmpada) e um lençol branco (algumas crianças também o denominaram de cobertor e de coberta).

(Pais: É importante que as crianças aprendam e dominem os nomes corretos dos objetos, os diferenciam e ao mesmo tempo saibam para o que se destinam.)

Após este rico e interressante diálogo pedimos a Dª Elizabete que nos montasse o material, enquanto foi apresentado às crianças várias animações de sombras.

Vejam as apresentações que vimos e tentamos descobir como seriam feitas:


A seguir identificamos alguns animais e ficamos a conhecer algumas tecnicas de mãos para a realização dos mesmos. 























TRABALHO COM SOMBRAS

A seguir foi divertimo-nos a tentar reproduzir algumas imagens das que vimos: usamos as mãos, os braços e houve quem utilizasse o corpo todo - sentado, de cócaras, deitado no chão, etc.
Vejam os slides com as fotos que conseguimos realizar.

Click to play this Smilebox slideshow
Para registarmos os nossos conhecimentos realizamos alguns trabalhos de acordo com a faixa etária de cada uma das crianças.

Para os mais velhos um trabalho bastante interessante que os motivou e que ficou para darem continuidade amanhã, pois requer:

organização




concentração e persistência


  destreza manual




 síntese e utilização dos conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores:



MATEMÁTICA COM SOMBRAS:

O jogo de imagens e sombras que se introduziu permitiu às crianças de forma lúdica trabalhar conceitos matemáticos:
Par ordenado: Imagem - Sombra (formavam 1 par)


Contabilização de Pares


Contabilização de sombras:






 

Contabilização de imagens e de cartões


CONCLUSÃO: a conclusão foi refletida por cada um, registada no quadro e na folha de desenho.

Temos 16 cartões
8 imagens
 8 sombras
 8 pares

JOGO DE MEMÓRIA:

Já que sabíamos o nome dos animais representados nas cartas e identificar a sua sombra, com os mesmos cartões decidimos fazer outro jogo, que alguns já vinham habituados do ano passado e que requeria muita concentração e memorização visual, por isso tem o nome de :  JOGO DA MEMÓRIA .
O jogo foi realizado por todas as crianças, umas com mais dificuldades (embora não sendo as mais novas) do que as outras e algumas crianças conseguiram identificar logo na 1ª ronda 1 par.

No fim o Filipe (5 anos) arrecadou 2 pares de cartas; a Bruna (5 anos), 1 par; a Beatriz ( 3 anos) 2 pares; a Iara (3 anos), 1 par e a Carolina ( 4 anos) outro par. 







Sem comentários:

Enviar um comentário