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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Área da Linguagem Oral

APRESENTAMOS OS NOSSOS GATINHOS:








Cá estão eles totalmente prontos e colocados à janela da sala. Foi um processo que envolveu muito treino e habilidades a nível da motricidade fina (destreza das mãos e dedos):

- Picotar,
- Descolar
- Pintar
- Colar
- Colocar no sítio correto as várias partes do corpo e acessórios (orelhas, foçinho, mãos, olhos e laço)
- Montagem correta do corpo (cabeça, corpo e rabo)
- fazer o furo e enfiar o cordel pelo furo para união do gato)
- Colocação na janela 

Trava linguas e lenga-lengas

 Os trava-linguas são "poesias" repetitivas em termos de sons, letras ou fonemas, com uma cadência ritmica, e sequencialidade de sons que  aparecem na frase, que exijem movimentos seguidos da língua que não são usualmente utilizados desta forma, o que provoca uma dificil articulação.

Os travalínguas, além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem também para divertir e provocar uma disputa saudável entre amigos, pelo desafio em reproduzi- los sem errar.

A questão da velocidade acaba por ser facilmente percebida pelas crianças que ao tentar dizer o exercicio mais rápido, maior são as chances de não o concluir; estes exercicios ritmicos engraçados, provocam o riso e a atenção no grupo, pois todos estão à espera de ver quem consegue repetir o trava-lingua sem se enganar; estes têm também um carater pedagógico e formativo que está presente, encorajando de forma lúdica à participação (mesmo das crianças mais tímidas), ao treino fonológico, pela repetição da palavra.

Aqui está uma pequena seleção de trava-linguas que poderão explorar em família:


"R" do RATO TICO
Para treinarmos a consoante "R" a lenga-lenga tradicional do rato que roeu a rolha, da garrafa de rum do rei da Rússia.; esta foi pronunciada bem devagar, dando-se especial entoação á letra "R", para a destacarmos ainda mais na lenga lenga. 
Foi um exercicio muito divertido, provocando espontaneamente risos que não conseguiamos controlar...
Muitas vezes ficamos a meio da poesia e para que isso não acontecesse, fomos-la registá-la no papel. Estamos já tão habituados a registar tudo, que até os mais novos já dizem "temos que fazer n o papel" e depois há quem ainda diga: "Eu quero dizer mas preciso do papelpara ler".
E assim foi, depois de brincarmos verbalmente com a poesia, esta foi registada por cada uma das crianças, tendo para isso procurado algumas imagens nas revistas: garrafas, rolhas, ratos, coroas de rei. a falta de algumas imagens improvisamos o registo colando rolhas verdadeiras que encontramos na nossa caixa do material de desperdicio e imprimimos imagens do rato tico da história.


No primeiro registo coletivo que se fez, algumas crianças constataram o grande número de letras iguais: "tantos "R", é sempre igual". Pois é o som desta letra que nos dificulta verbalizar rapidamente a poesia.

Explorando de forma mais organizada o texto da poesia (trava-lingua) do Rato, decidimos escrever no papel somente as palavras começadas com a letra "R".

Para este propósito organizamos um jogo de perguntas, que serviram também para constatarmos a assimilação do conteudo da poesia, por parte de cada criança:

- QUEM comeu ...? - a esta resposta respondiam RATO;
-  O QUÊ..? - a ROLHA;
- de ONDE? - da garrafa
- de QUÊ? - de RUM
- de QUEM? - do REI
- de ONDE? - da Rússia
A cada resposta das crianças fomos registando a palavra e a criança circundava o R.





Desta constação de letras iguais em tantas palavras, passamos aos exercicios seguintes:

1º Fomos buscar à Oficina da escrita os jogos de letras (que andam um pouco esquecidos e substituidos pelo uso das novas tecnologias...) e as crianças em grupo escolheram um jogo para procurarem as letra "R" identificadas no nosso registo:  o conjunto númerico de RATOS realizado ontem. Para que não houvesse dúviudas quanto à letra a procurar seguimos a sugestãio da Sara, "por o R numa num circulo vermelho", ou seja circundar a letra R.









2º Depois passamos à identificação e à recolha da letra "R" de cada um dos jogos. 

3º Já em reunião de grande grupo, mostramos as letras "R" recolhidas de cada jogo: à seleção feita pela Jésica, algumas crianças constataram que as letras por si recolhidas, eram um pouco diferentes, chegando outras crianças a afirmar que não eram"R":

.

- "Isso não é um "R" ! - afirmava o Diego
- "É, é ... eu sei que é só que é minúsculo" - respondia a Jéssica.
- "Mas eu não sei o que isso é " - afirmava o Filipe.
Este pequeno diálogo é sinónimo das várias concepções que cada criança já tem acerca da linguagem escrita, revelando vários conhecimentos que por diálogo e questionamento, partilham e estendem às outras crianças doo grupo, consolidando estas também as as suas aprendizagens.
A nossa conversa então continuou já de forma mais exploratória em volta do conceito de letra "R" maiúscula e "r"minúscula, o que nos levou a reexplorar os jogos para descobrirmos "r" minúsculos

E aqui está o registo coletivo com as letras "R" que cada um encontrou nos jogos da oficina da escrita:


Exploramos as imagens que cada grupo viu na caixa e que começavam por esta letra e outras que as crianças tinham conhecimento, no fim fizemos o registo coletivo da nossa descoberta, que será afixado para consulta, na Oficina da Escrita, quando estiver completamente acabado (ilustrado).


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