BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sábado, 12 de novembro de 2011

Sexta feira


O ursinho Sexta feira, apresentou-se com um recado:
CUIDAR DA NATUREZA - o lixo separar e nos respetivos ecopontos colocar. O primeiro diálogo da manhã foi assim em torno dos ecopontos e do que lá devemos colocar.
Os nossos amiguinhos estão um pouco esquecidos sobre este tema e por isso prometemos retomá-lo brevemente, uma vez que este era o dia tão esperado para comemorarmos o MAGUSTO.

A manhã passou a correr com as tarefas da rotina semanal (escolher várias cores verdes - tinta, cera, marcadores, lápis, etc e pintar o ursinho, mais a legenda e ainda o preenchimento com os respetivos simbolos no mapa de registo semanal da data) e ainda acabar os adereços para a dramatização da história de S Martinho.










Depois apressamo-nos a acabar a nossa bolsa, castanha para lá colocarmos as nossas castanhas assadinhas. Acabá-la foi um exercicio que tivemos que aplicar com muita atenção e precisão, pois tinhamos que enfiar um cordel pelo respetivo buraco a toda a volta da castanha, juntando as duas partes (da frente e de trás) tal como "a agulha faz no pano, quando se cose", referia a Jéssica. É mesmo isso cozer, sem agulha.
Para uns este foi um exercicio conseguido com bastante êxito, pois seguiram facilmente a trajetória dos buracos e foram com bastante destreza e precisão de dedos, enfiando o cordel. Para outros em que a motricidade fina ainda está pouco desenvolvida, tornou-se uma tarefa mais demorada, mas lá foram conseguindo. Somente trivemos que trocar o cordel de trapilho, que era mole, por fio de norte (mais fino endurecido)  que permitiu a uma riança que sentia muitas dificuldades, concretizar o trabalho.






E assim a nossa bolsa castanha Lili ficou pronta a receber os grupos de 5 Castanhas, tal como tinhamos ensaiado na canção:


Os colegas mais velhos do 1º ciclo também se quiseram associar à festa de S Martinho e juntamente com os professores de Musica e de Plástica, dramatizaram a história de S Martinho e apresentaram-nos uma orquestra de instrumentos de percussão, tocando uma sinfonia de Vivaldi.

JOGO DO OURIÇO: 

Em roda, exploramos o ouriço e ao som da música do ouriço, fomos passando o mesmo, com muito cuidado de mão em mão, sempre atentos para que não ficassemos com ele quando a música acabasse e assim permancêssemos na roda.






Ao lanche, fomos para o recreio onde tivemos oportunidade de conhecer a "Dona amélia" (Dª Arminda) assadora de castanhas profissional, que veio à nossa escola para relembrar a tradiçional forma de assar castanhas. Com as suas mãos de carvão cumprimentou com festas os meninos e as caras ficaram enfarruscadas.



Depois, comodamente sentados abrimos a nossa saca Castanha Lili e pedimos castanhas, em cada grupo de 5, pois fora este número que hoje exploramos.



 


1 comentário:

  1. No nosso jardim, também fizemos o Magusto mas como o tempo não permitiu a tradicional fogueira com caruma, usámos o fogareiro e o assador de castanhas de banho.... foi diferente .... mas muito interessante....Parabéns pelo teu trabalho...

    ResponderEliminar