BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

PINTURA DE SILHUETAS EM SOMBRAS:

Dando continuidade ao nosso projeto das sombras, folheamos um livro trazido pela Profª Margarida, educadora da educação especial, da editora Nova Presença.
Identificamos algumas atividades que têm muito a ver com os conceitos que temos vindo a trabalhar: a cor preta e as sombras.

Decidimos optar pela  realização do nosso perfil em sombra, aproveitando o retroprojetor que ainda está disponivel para nós.

A área das ciências ficou destinada a quem pretendesse realizar o seu retrato de perfil em sombra.
E aqui estão os perfis das crianças que decidiram trabalhar nesta área e aceitar o desafio.

Não foi muito fácil de realizar pois tinhamos que estar colocados de lado para a folha branca e mantermo-nos assim a olhar para a nossa janela.

Aqui estão as fotos e os perfis identificados e pintados pelas próprias crianças:

Click to play this Smilebox slideshow
POESIA DA GATA GATINHA E DO GATO GATÃO:

Apresentamos mais uma poesia que estamos a aprender a declamar e que desafiou as crianças para a prossecução da actividade seguinte:




DESAFIO:

Escolher uma tecnica para decorar a imagem do gato do poema (com a cor que é mencionada no texto). Cada criança deveria escolher por si mesma uma tecnica sem haver sobreposição da mesma. Em grupo cada um escolheu a tecnica e o material e no tempo de trabalho individual concretizaram o trabalho.
No fim era esperado que os Gatos Gatões, fossem todos diferentes.... mas não foi o que aconteceu, e o que em grupo constatamos.
Em primeiro lugar constatamos que nem todas as crianças acabaram a decoração dos Gatos Gatões do seu poema;
Depois que nem todos tinham respeitado o material que tinham referido em grande grupo, pois contabilizamos que havia muitos Gatos Gatões iguais: observamos que possuímos mais do que um Gato Gatão, decorado com lápis de cor e de cera, logo mais do que uma criança tinha utilizado outra tecnica que não aquela que tinha escolhido primeiro.



 

Tecnicas Utilizadas:

Pintura com os dedos


 Pintura com o pinçel

Pintura com a cotonete

Pintura com esponja

Pintura com lápis de cor

 
Pintura com lápis de cera


Decoração com papel crepe


(foram ainda referidas mas não concretizadas as tecnicas de colagem com papel autocolante, pintura com giz, com papel e cartolina preta e com tecido e lã preta)


OUTROS TRABALHOS RELACIONADOS COM A POESIA:

Montagem de puzzles com vários graus de dificuldade




Picotagem de Gatas Gatinhas branquinhas


Recorte, colagem e ordenação (ordem crescente) de gatinhos



AUTO AVALIAÇÃO:





Para que as crianças reflitam sobre o seu trabalho e tomem consciência do que era para realizar e do que foi realizado, utilizamos umas carinhas que foram gentilmente cedidas pela colega Albertina do Blogue da Sala 9.

Esta atitude permite às crianças ir formando os seus próprios juizos acerca do seu trabalho, tentando numa dinâmica formadora, posteriormente ir -se concentrando mais na atividade e por conseguinte na melhoria dos seus resultados. É por este olhar crítico sobre o que se faz e como se faz que a criança  evolui e aprende a aplicar os seus conhecimentos de forma mais ponderada e consciente.
Este é um processo positivo que ajuda a  criança a olhar para o seu trabalho e a refletir antes de colar a etiqueta correspondente, não o fazendo à toa.
Autocolante de carinha verde, quando o que foi pedido foi realizado com calma, sem pressa, mas com gosto e cuidado, corretamente.
Autocolante amarelo, posiciona a criança para na próxima vez realizar de forma mais concentrada e aplicada o seu trabalho. Outras oportunidades surgirão para que a mesma consiga aprender a realizar a tarefa que agora ainda não conseguiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário