BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

História aos bocadinhos - Terça feira


Continuando a semana exploramos a parte da história referente ao Ursinho Terça Feira que se apresentava vermelho da cabeça aos pés, só a barriga branca com uma estrela amarela. A nossa conversa da manhã orientou-se em torno da palavra Terça-Feira:

- escrevendo as duas palavras
- identificando as letras formadas por cada uma;
- reconhecimento de cada uma das letras segundo a sua posição (a 1ª letra, a 2ª .... a última);
- fazendo a segmentação silábica das duas palavras (dividindo a palavra aos "bocadinhos");
- fizemos ainda um exercicio novo: omisão de sílabas no inicio da palavra (retirando o 1º bocadinho/silaba), assim a palavra SEGUNDA, ficou GUNDA, a palavra TERÇA, ÇA e a palavra FEIRA, RA.

Chegamos à conclusão que:
- terça vem a seguir de segunda, pois o Ursinho vermelho só apareceu depois do Ursinho amarelo;
- que os nomes segunda feira e terça feira, têm em comum algumas letras que identificamos: e, r, a,  e ainda uma palavra, que é a feira.
- que a palavra segunda é mais comprida que a palavra terça, pois a primeira tem três "bocadinhos" (SE GUN DA) e a segunda, dois (TER ÇA);

A seguir marcamos mais este dia que identificamos, na nossa régua (mapa de registo da data semanal)


Com o Ursinho segunda Feira no centro da nossa roda de amigos, fizemos um jogo apelando aos nossos conhecimentos, poder de concentração, de atenção e de escuta às verbalizações dos outros:

Pensamos em coisas que conhecemos que são da mesma cor que o Ursinho segunda feira - VERMELHO.
Daí resultou algumas constatações que o grupo conseiderou válidas ( neste jogo não era permitido repetir o que o colega dizia):


As crianças que sentiram mais dificuldade em pensar em coisas vermelhas posteriormente foram à procura na sala de objetos desta cor e selecionaram os seguintes:


O grupo foi ainda questionado sobre o vestuário que traziam vestido e se alguma peça era da mesma cor do Ursinho Segunda Feira; após observarmos atentamente o que estava por baixo da bata, constatamos que alguns de nós tinham peças de vestuário vermelas vestidas neste dia. Até algumas batas eram aos quadradinhos vermelhos.

Para finalizar fizemos os nossos registos de vermelho, recortando, pintando a dedo, a pinçel ou cotonete, qualquer tecnica foi permitida desde que utilizássemos a cor vermelha. A maioria das crianças permaneceu fiel ao objetivo.




Para alargar os nossos conhecimentos aprendemos a canção do vermelho que nos foi apresentada numa cassete bem antiga da cantora Ana Faria. Algumas crianças identificaram o objeto, embora outras confundissem esta cassete de audio com a de video.



CANÇÃO DO VERMELHO

Sem comentários:

Enviar um comentário