Ontem já tínhamos levada para a sala um novo aparelho que ficamos a conhecer o nome: RETROPROJETOR, um nome bem grande e um pouco dificil de dizer, mas que iremos treinar para quando for necessário referi-lo nalguma conversa, se perceber que é este instrumento que queremos designar e não outro. A este respeito, alertamos os pais, para utilizarem corretamente o nome dos objetos e não substituilos por outros nomes, tais como carro por "pópó" e carne por "Chicha", isto só dificulta a aprendizagem e atrasa o processo normal de aprendizagem linguística (fala) e cognitiva (raciocinio) da criança, infantilizando-a e gerando alguma confusão futuramente.
Depois de explorarmos o aparelho e identificarmos alguns materiais de que é feito (vidro, lâmpadas, ferro) , decidimos testá-lo; para isso combinados entre todos um jogo:
Cada criança teria que pensar num objeto, personagem ou qualquer coisa que gostasse de desenhar e colocar nesta máquina para projetarmos.
Uma coisa tínhamos que respeitar: não poderiamos repetir o objeto referido pelo colega do lado, pois desenhar, pois queriamos projetar imagens diferentes, pensadas por cada um de nós mesmos!
Esta premissa tinha por objetivo, levar as crianças a estarem com atenção ao que o outro diz e também ajudar as crianças a pensarem por si mesmas.
Quase todos de imediato conseguiram à excepçaõ de 3 crianças, às quais foram pedidas novas intervenções e com ajuda lá também conseguiram chegar.
E o resultado foi desenharem de acordo com a sua maturidade, a interpretação que têm e fazem do real e a destreza e a autonomia e à vontade com os diferentes intrumentos e ainda a criatividade, as seguintes imagens:
Bola, menino, boneca, águia, boneco de neve, menina, coração, borboleta, pato
e outros que por falta de tempo ficaram para projetar amanhã.
e outros que por falta de tempo ficaram para projetar amanhã.
COMO FIZEMOS:
1º Selecionamos o material que quisemos e realizamos a imagem do que referimos que íamos projetar.
2º Se foi feita em papel esta teve de ser recortada a toda a volta, se foi feita em plasticina (só uma criança selecionou este material) não era necessário mais nada.
3.º Montamos a imagem no vidro do RETROPROJETOR, visualizavamos a mesma na parede branca e se quisessemos acrescentavamos or pormenores, com tinta, caneta, papel, etc.
3º passo: ver a obra e acrescentar pormenores
4º Passo: assinamos o nosso nome, colocamos o titulo na obra e apresentámo-la aos nossos
colegas
Vejam as restantes fotos que realizamos:
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