BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Explorando o poema da GATA GATINHA

Estivemos a registar o poema, relembrando as várias frases das quadras do mesmo.

Identificamos:

 o nome do Autor, o que gerou algum riso nas crianças, pois este não era um nome muito familiar: Sidónio Muralha. O Filipe constatou que sabia o que era uma muralha, referindo que pertencia aos castelos, o que gerou mais uma série de pequenos risos e outras constatações, de que os nomes das pessoas podem ser nomes de várias coisas.

Partimos também à descoberta:_
do titulo da poesia e à pergunta se alguém adivinhava qual poderia ser o título, a grande maioria referiu "GATINHA".
Mas não era esse, mais uma vez socorrêmo-nos dos nossos conhecimentos adquridos: cada um peqgou na sua folha com a poesia e situamos lá em cima do texto o título e constatamos que não começava pela letra G, que era de Gato, Gata e Gatinhos. Mas sim pela letra X, que a maioria recionheceu, era a mesma que registamos no nossos mapas. Identificamos letra a letra, fizemos analogias com as do nosso nosso e no fim a Sara, que já lê muitas palavras, pronunciou a palavra XADRÊS.

Profª : "Alguém sabe porque é que o Autor quiz dar este nome ao seu poema?" 

Logo de mão no ar, o iego foi rápido: "É por causa dos Gatinhos, eles são todos aos quadradinhos"
E mais uma vez o Filipe interveio: "É como o jogo aos quadradinhos"

Como a maioria das crianças não sabia o que era este jogo, ficamos de levar um e mais tarde explorar o mesmo.

Com este exercicio, que foi feito em grande grupo, as crianças tiveram possibilidade de ir dizendo uma frase do poema, de ver a mesma registada e identificar as letras e o número de palavras da  frase, ir situando no papel a escrita convencional (da esquerda para a direita) e ainda ir explorando alguns conceitos de acordo com os seus conhecimentos (como foi o caso da Muralha e do Xadrês).
A familiarização com o conceito de Autor, ilustrador e de titulo, também são bastante importantes, ajudando-os a ir construindo o seu "portfolio" (agenda) de nomes ligados à literatura.

A Letra É, no  Poema.

 A uma dada altura, foi engraçado algumas crianças compararem o número de "É" existente no poema:

Bruna: " Oh professora tem tantos és, começa sempre por É.

Com esta observação no fim decidimos contar as frases do poema que começavam pèla letra "É" chegando à conclusão que a 1ª parte do poema começava sempre assim.

O Filipe também constatou que: "As outras não têm .... mas aqui também hás muitos É", referindo-se às outras frases e mais uma vez contamos todas as letras É que aparecia em todo o poema.

Agora as fotos à volta deste trabalho:





Sem comentários:

Enviar um comentário