BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

ROTINAS DE 2ª FEIRA

Hoje o grupo reunido à volta da mesa grande, já estava mais completo, uma vez que parte das crianças que se encontravam doentes já regressaram hoje.
Após um breve dialogo de recepção às mesmas partimos para as nossas rotina da manhã de 2ª feira, que ocuparam o 1º tempo da manhã:

- marcar as presenças;
- Inscrição no mapa: "Quero contar, escrever ou mostrar" para partilhar as novidades com o grupo;
-Cantar os bons dias
 -Escolher as tarefas a levar a cabo durante a semana
- Registar essas tarefas no registo individual para depois ser avaliado em Conselho (reunião de grupo) na Sexta feira
- Tempo de trabalho nas áreas, para acabar alguns projetos e iniciar outros.

EXPERIÊNCIAS COM O AR

A nossa tarde foi dedicada à descoberta do conteudo presente em quatro pequenos pacotes de plastico, transparente que foram levados para a sala, para serem aproveitados como embalagens para colocarmos os simbolos do mapa do comportamento.

Após explorarmos com os nossos cinco sentidos os varios sacos (todos eles iguais), todos concordaram que:

-  os sacos estavam cheios (pois estavam inchados),
- continham lá dentro alguma coisa que não sabiamos o que era,
- pois não se via,
- não tinha cheiro,
- não tinha cor,
- não tinha son (pois não fazia barrulho).

Mas somente uma resposta vinda do Diego foi afirmada:
Os sacos tinham lá dentro AR

O ar, como está no ar - reafirmou a Sara.
O ar que nós respiramos, disse o Filipe 

Todas respostas certas e muito válidas.

De seguida exploramos o vocabulário mais correto para utilizarmos nas afirmações das crianças, aprendendo que quando queremos afirmar que:

-  não tem cor, designaremos de INCOLOR ( e não branco como facilmente algumas crianças primeiro afirmaram, mas logo deixaram cair tal afirmação por terra, quando comparamos a cor dos sacos com a cor da minha bata e depois com as janelas da sala)

- não se vê, designaremos de INVISIVEL

 
Para explorarmos melhor a abertura dos sacos e "apanharmos o ar" dos mesmos, decidimos formar pequenos grupos.

mas quantos grupos?

4 sacos - 4 grupos, constataram logo os mais velhos, fazendo facilmente a correspondência (univoca) matemática  definindo logo a equação:

 1 saco - 1 grupo, logo 4 sacos = 4 grupos.

E começamos divertidamente a nossa experiência tentando agarra o ar que saia do saco.

Para onde foi? Onde está?  foram as perguntas feitas rapidamente às quais tentamos contuir respostas com as afirmações em diálogo contruido em grupo.



"Foi para o ar, lá para cima"
Para a atmosfera.

Mais um termo que aprendemos para o nosso dicionário da oficina da escrita e que ficamos de descobrir melhor o significado.

Aqui estão alguns temas para 3 projetos, veremos os interessados para os desenvolver!

A experiência continua à volta do ar, que sopramos nas mãos e depois sopramos para dentro dos balões (tentando enchê-los).

Aqui estão as fotos:




Click to play this Smilebox slideshow


Sem comentários:

Enviar um comentário