"UM CIRCULO PODE SER UM QUADRADO?"
ROTINA DE 5ª FEIRA - SACA DAS NOVIDADES:
Esta imagem da história foi a mais polémica e gerenciadora de alguma controvérsia, pois não é fácil constatar o que está no papel, se realmente as crianças nunca viram esta imagem de forma real (ou seja apedra a mergulhar na água)
Para que se percebe-se melhor, realizamos a seguinte pequena experiência:
E como todas as atividades e experiências levam muitas vezes a outras descobertas, ficaram algumas dúvidas, interesses e afirmações das crianças que iremos com as mesmas descobrindo e construindo as respostas de acordo com a execução de outras atividades. Para já este material será posto na àrea da Ciência, para que seja realizda e confirmada os dados resalvados por esta experiência: - A pedra vai ai ao fundo e a água fica agitada quando é lançada (não conseguimos muito vem ver o efeito remoinho, pois a nossa bacia da casinha é de pequenas dimensões); - A rolha que usamos nunca vai ao fundo, mesmo quando a presionamos ni fundo, ela retorna à superficie. |
Cá está ela mais uma vez, acompanhada da lenga-lenga para as crianças adivinharem o que lá dentro se esconde.
para isso fomos dando algumas pistas:
1ª Pista: Tem a ver com a matemática;
2ª Pista: e já falamos disso em duas histórias
E alguns lá chegaram depois de pensar...pensar,. mas não foi fácil, pois todos queriam espreitar, mas há que esperar e as regras respeitar.
- "AS FORMAS", "UM QUADRADO", "UM RETÂNGULO", "UM TRIANGULO"
Da saca fomos retirando as peças do jogo e com um olhar um pouco desconfiado, constatamos que se apresentavam algumas semelhanças com as nossas figuras, mas eram ligeiramente diferentes.
Mexemos, abrimos as figuras, contamos e identificamos as formas geométricas conhecidas e ajudamos os colegas que apresentavam mais dificuldade:
Objetivo: Fazerem o registo dos formas apresentadas:
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