Ao consultarmos a nossa agenda semanal foi fácil verificarmos todos que atividade iriamos dedicar ao dia de quarta feira: "É dia das histórias", " Vamos levar a histyória para casa, é hoje?"
E sem dúvida chegou o dia de explorarmos o projeto do Plano Nacional da Leitura (PNL) iniciativa do Minist´rio nda Educação que aderimos há dois anos.
O dia foi então dedicado à exploração da história que se apsersentou ao grupo e que à semelhança da história anterior, tratava das mesmas questões - "formas geométricas".
A história apresentava ainda a vertente valorativa, passando a mensagem que : "cada um em si só, em muitas situações não consegue nada, precisando dos outros para resolver algumas questões"
De uma forma divertida, simples as crianças foram confrontadas com as questões de amizade/solidadriedade, que nos ajudam a construir conhecimentos e a superar obstáclos e dúvidas.
Pois é como diz o sábio ditado: A União faz a força"
Acedam aqui e vejam as imagens da história " UM REDONDO PODE SER QUADRADO?"
Depois da exploração da história trabalhamos em pequenos grupo explorando algumas atividades relacionadas com a história, dando também continuidade ao nosso poema das formas geométricas:
ÀREA DA PLÁSTICA:
FOTO1- Remoção do conteudo das capsulas de café
FOTO 2 - Amassar (achatar) as capsulas
FOTO 3 - Separação das mesmas por cores
FOTO 4 e 5 - Colar as capsulas seguindo a sequência descrita
FOTO 6 e 7 - Pintar por cima das letras, formando o texto da poesia
FOTO 8 - Pintar as ilustrações do livro de histórias
ÀREA DOS JOGOS
FOTO 9 e 10 - Identificação, nomeação e montagem de sequências com circulos
Para levarmos a mochila com o livro de histórias para casa, para ser contado pelas familias, foi necessário levarmos a cabo uma série de procedimentos que encorajam as crianças a serem autonomas e a perceberem as atividades, pois as mesmas estão enpenhadas em todo o processo.
1º Preparar o cartão de registo da história:
Este cartão serve para os adultos registarem na presença das crianças, os dados referentes ao livro que levam para casa (data e nome do livro), como também, a avaliação das crianças sobre o mesmo.
2º Preparar o marcador / registo da data de retorno do livro:
4º Os Presidentes procedem ao sorteio e as crianças recolhem o saco para colocar a historia
5º As crianças dirigem-se à biblioteca para selecionarem a história que querem levar para casa:
6º E verificam se a mesma está em perfeitas condições:
7º Depois regressam à sala e procederam ao registo no mapa e no cartão e ainda anexarem a folha de registo para casa
Os passos a seguir são muitos mas acabam facilmente por ser mecanizados e entrar na rotina dos dias do PNL, à 2ª, 4ª e 6ª feira.
No regresso da história à escola, as crianças arrumarão todo o material no sitio (mochila, livro, separador e ficha de registo de casa ) e registarão no cartão da escola a avaliação sobre o livro que levaram, podendo consultar a ficha de registo, que preencheram em casa com as famílias, registando ainda por desenho, o que retiraram de mais importante da história ouvida.
Sem comentários:
Enviar um comentário