BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DIA DAS HISTORIAS - PNL






Ao consultarmos a nossa agenda semanal foi fácil verificarmos todos que atividade iriamos dedicar ao dia de quarta feira: "É dia das histórias", " Vamos levar a histyória para casa, é hoje?"

E sem dúvida chegou o dia de explorarmos o projeto do Plano Nacional da Leitura (PNL) iniciativa do Minist´rio nda Educação que aderimos há dois anos.

O dia foi então dedicado à exploração da história que se apsersentou ao grupo e que à semelhança da história anterior, tratava das mesmas questões - "formas geométricas".

A história apresentava ainda a vertente valorativa, passando a mensagem que : "cada um em si só, em  muitas situações não consegue nada, precisando dos outros para resolver algumas questões"  

De uma forma divertida, simples as crianças foram confrontadas com as questões de amizade/solidadriedade, que nos ajudam a construir conhecimentos e a superar obstáclos e dúvidas. 
Pois é como diz o sábio ditado: A União faz a força"

Acedam aqui e vejam as imagens da história " UM REDONDO PODE SER QUADRADO?"

Depois da exploração da história trabalhamos em pequenos grupo explorando algumas atividades relacionadas com a história, dando também continuidade ao nosso poema das formas geométricas:

  ÀREA DA PLÁSTICA:
  
FOTO1- Remoção do conteudo das capsulas de café

FOTO 2 -  Amassar (achatar) as capsulas

FOTO 3 - Separação das mesmas por cores

FOTO 4 e 5  - Colar as capsulas seguindo a sequência descrita

 










FOTO 6 e 7 - Pintar por cima das letras, formando o texto da poesia











FOTO 8 - Pintar as ilustrações do livro de histórias
  

ÀREA DOS JOGOS 
FOTO 9 e 10 - Identificação, nomeação e montagem de sequências com circulos

 


Para levarmos a mochila com o livro de histórias para casa, para ser contado pelas familias, foi necessário levarmos a cabo uma série de procedimentos que encorajam as crianças a serem autonomas e a perceberem as atividades, pois as mesmas estão enpenhadas em todo o processo.

1º Preparar o cartão de registo da história:



Este cartão serve para os adultos registarem na presença das crianças, os dados referentes ao livro que levam para casa (data e nome do livro), como também, a avaliação das crianças sobre o mesmo. 

2º Preparar o marcador / registo da data de retorno do livro:




3º Os Presidentes recebem os cartões já prontos para o sorteio das crianças que levarão a história:

4º Os Presidentes procedem ao sorteio e as crianças recolhem o saco para colocar a historia

 
5º As crianças dirigem-se à biblioteca para selecionarem a história que querem levar para casa: 

 









6º E verificam se a mesma está em perfeitas condições: 

 

7º Depois regressam à sala e procederam ao registo no mapa e no cartão e ainda anexarem a folha de registo para casa

Os passos a seguir são muitos mas acabam facilmente por ser mecanizados e entrar na rotina dos dias do PNL, à 2ª, 4ª e 6ª feira.

No regresso da história à escola, as crianças arrumarão todo o material no sitio (mochila, livro, separador e ficha de registo de casa ) e registarão no cartão da escola a avaliação sobre o livro que levaram, podendo consultar a ficha de registo, que preencheram em casa com as famílias, registando ainda por desenho, o que retiraram de mais importante da história ouvida.

Depois as que quiserem partilhar a história com o grupo, colocarão o seu nome no quadro - QUERO CONTAR OU MOSTRAR, para ser ouvida por todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário