BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MATEMÁTICA


Os desafios matemáticos continuam a ser uma constante e aparecem sob a forma de diversos formatos. Hoje foi um jogo, plastificado com o conceito de circulos (que já dominados e introduzimos no quotidiano do nosso vocabulário) que seria preenchidos com a colocação de botões de acordo com o número seleccionado com o dado. CONTAR E ASSOCIAR O CIRCULO AO NÚMERO CERTO DE BOTÕES ERA O DESAFIO: Nem todos conseguiram, mas na 2ª volta, com uma pequena ajuda do grupo, os cartões lá foram sendo preenchidos. Aqui estão as fotos:
Click to play this Smilebox slideshow


O jogo foi posteriormente etiquetado e colocado na área dos jogos substituindo outros jogos que não apresentam já qualquer desafios para as crianças.

Recebemos o grupo de enfermeiros estagiários para desenvolverem o programa de saúde oral, sensibilizando as crianças através de um teatro para os cuidados com a alimentação e a higiene da boca.

Sabemos o quanto se torna importante nesta faixa etária, criarem-se hábitos saudáveis de alimentação que promovam não só um crescimento saudável em todos os aspetos (fisicos e mentais) como também a nivel da saúde e higiene oral.

A pequena peça de teatro foi muito apropriada e apresentada sob a forma de fantoches, que possibilitou às crianças uma aprendizagem e uma interiorização da mensagem de forma mais significativa e real.

 
 



COMUNICAÇÕES:

Continuamos a comunicar as nossas novidades logo pela manhã, notando-se uma grande  adesão cada vez maior. Para facilitar a comunicação e desenvolvermos a oralidade, o pensamento, raciocínio e gosto pela aprendizagem, estendemos este tempo, em forma de rotina a acontecer antes da pausa para o almoço, quando regressamos do recreio e antes de irmos embora.

Todos querem comunicar, não só as novidades ou algo que aconteceu no recreio, como também as partilhas de um sucesso, ao concretizarem um jogo ou um trabalho como eles denominam de "difícil" desta forma partilham o conhecimento e motivam os outros a experimentarem novas aprendizagens e a evoluírem nos seus conhecimentos.

Foto1: Um Ingrediente  trazido de casa para as nossas sessões culinárias
  
Foto 2 e 3 - Um livro de atividades que descobrimos ser "(...) de "Português" e não de Matemática, pois tem o "abecedário " na capa e não números (..)"












Esta COMUNICAÇÃO do Diego, permitiu a leitura do texto escrito na capa para verificarmos se este livro de atividades sempre era de Matemática, como o mesmo afirmava ou de Português, afirmado por outras crianças. 
Chamou-nos a atenção a nota da capa que alertava que o mesmo caderno se destinava aos ESQUERDINOS. 

Este diálogo permitiu-nos assim mais uma vez explorar este conceito que era novo para algumas crianças e após breve construção do seu significado, construímos o placar das crianças ESQUEDIRNAS da nossa sala.

Foto 4 - Registo Numérico de ESQUERDINOS da nossa sala



Foto 5 e 6 - Um desenho de uma mão, recebido no correio, identificado com o emissor e destinatário cujos termos exploramos em diálogo estabelecido no grande grupo, que participou medindo a sua mão pelo desenho.







Foto 7- Um jogo enfim superado, cuja solução partilhamos.



Foto 7- quero mostrar: Uma queimadura feita no fogão em casa da avó



Foto 8- Quero mostrar: Umas perneiras novas oferecidas pela avó


 

Estas últimas duas COMUNICAÇÕES levaram a um interessante diálogo, pois a ferida mostrada já estava bem melhor e apresentava uma "CASCA" - afirmação da Carolina, 4 anos; esta palavra gerou alguma confusão entre uma criança que a confundiru com a palavra CASPA, pela semelhança fonológica entre as duas.
A palavra PERNEIRA  também não era conhecida do grupo pelo que a partir de agora será mais uma para o nosso dicionário de palavras, uma vez que já aprendemos o seu significado.


Todas as crianças que manifestarem interesse registam com a ajuda da professora as suas comunicações, "passando"para o papel as suas ideias.
Para darmos mais  visibilidade a estes documentos foi criado um novo painel, na área da biblioteca.




Sem comentários:

Enviar um comentário