Chegou o dia de percorremos as ruas da Lomba e entoarmos a nossa canção que ensaiamos durante toda a semana.
A letra não era lá muito fácil, pois era uma musica tradicional Portuguesa de Zeca Afonso, mas as duas primeira quadras da cantiga conseguimos trabalhar, aprofundando o significado de cada frase e de cada palavra desconhecida.
No fim já de pose com os instrumentos musicais trabalhos o ritmo e o compasso de forma a que a melodia da cantiga pudesse ser ouvida de forma harmoniosa e aprazível.
Aqui estão as fotos e vejam como nos divertimos imenso. Não houve cansaço que nos vencesse (pelo menos enquantos caminhavamos, pois de tarde ele lá chegou).
|
|
TRABALHOS SOBRE OS REIS MAGOS
Foram muitas as atividades realizadas durante a semana sobre este tema, que judou os mais pequenos a situarem-se no tempo/espaço e a lidar de perto com vários conceitos: matemáticos e linguísticos de forma concentrada, organizando assim o seu pensamento.
AVALIAÇÃO - REUNIÃO DE GRANDE GRUPO
Depois da nossa caminhada, já de forma mais sossegada (o que nos permitiu descansar um pouco), os responsáveis pelas mesas, organizaram-nas no centro da sala, para permitir reunir o grande grupo e avaliar não só a nossa caminhada de REIS, como também toda a nossa semana.
Depois de várias observações, reflexões e intervenções o grupo referiu que o comportamento de algumas crianças durante a caminhada e na sala de atividades não tem seguido um das regras que estabelecemos no inicio do ano. Para relembrarmos todos a importância de sermos amigos e de controlarmos o nosso humor e nossa agressividade, fomos buscar a carruagem da regra da Amizade, onde relembramos termos escrito o compromisso de sermos todos amigos. Compromisso este que foi quebrado por duas crianças, ao bater e atirrar um colega para o chão na cantina e ao moder a mão de outro. Todo o grupo se pronunciou individualmente sobre o que achavam desta atitude e quais as estratégias que poderiamos adoptar para que esta situação não se voltasse a observar.
O mapa do comportamento foi relembrado pelas crianças do ano passado como forma de sabermos e contarmos as vezes que cada criança se esquecesse do compromisso, para a mesma ter também consciência dos seus erros e passálos a corrigior numa fase posterior.
MAPA DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO
Cada criança foi assim convidade a registar o seu nome e a colar à frente uma "carinha" correspondente ao seu comportamento:
Para finalizar foi redigida uma ata sobre o que aconteceu e as decisões tomadas. cada criança assinou as duas folhas da ata e esta foi colocada na biblioteca para estar acessivel a quem necessitasse de a consultar.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário