BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CANTAR AS JANEIRAS


Chegou o dia de percorremos as  ruas da Lomba e entoarmos a nossa canção que ensaiamos durante toda a semana.
A letra não era lá muito fácil, pois era uma musica tradicional Portuguesa de Zeca Afonso, mas as duas primeira quadras da cantiga conseguimos trabalhar, aprofundando o significado de cada frase e de cada palavra desconhecida.
No fim já de pose com os instrumentos musicais trabalhos o ritmo e o compasso de forma a que a melodia da cantiga pudesse ser ouvida de forma harmoniosa e aprazível.

Aqui estão as fotos e vejam como nos divertimos imenso. Não houve cansaço que nos vencesse (pelo menos enquantos caminhavamos, pois de tarde ele lá chegou).
Click to play this Smilebox slideshow

TRABALHOS SOBRE OS REIS MAGOS

Foram muitas as atividades realizadas durante a semana sobre este tema, que judou os mais pequenos a situarem-se no tempo/espaço e a lidar de perto com vários conceitos: matemáticos e linguísticos de forma concentrada, organizando assim o seu pensamento.













AVALIAÇÃO - REUNIÃO DE GRANDE GRUPO 

Depois da nossa caminhada, já de forma mais sossegada (o que nos permitiu descansar um pouco), os responsáveis pelas mesas, organizaram-nas no centro da sala, para permitir reunir o grande grupo e avaliar não só a nossa caminhada de REIS, como também toda a nossa semana.

Depois de várias observações, reflexões e intervenções o grupo referiu que o comportamento de algumas crianças durante a caminhada e na sala de atividades não tem seguido um das regras que estabelecemos no inicio do ano. Para relembrarmos todos a importância de sermos amigos e de controlarmos o nosso humor e nossa agressividade, fomos buscar a carruagem da regra da Amizade, onde relembramos termos escrito o compromisso de sermos todos amigos.
Compromisso este que foi quebrado por duas crianças, ao bater e atirrar um colega para o chão na cantina e ao moder a mão de outro. Todo o grupo se pronunciou individualmente sobre o que achavam desta atitude e quais as estratégias que poderiamos adoptar para que esta situação não se voltasse a observar.



O mapa do comportamento foi relembrado pelas crianças do ano passado como forma de sabermos e contarmos as vezes que cada criança se esquecesse do compromisso, para a mesma ter também consciência dos seus erros e passálos a corrigior numa fase posterior.

MAPA DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO

 
Cada criança foi assim convidade a registar o seu nome e a colar à frente uma "carinha" correspondente ao seu comportamento:

 


 

Para finalizar foi redigida uma ata sobre o que aconteceu e as decisões tomadas. cada criança assinou as duas folhas da ata e esta foi colocada na biblioteca para estar acessivel a quem necessitasse de a consultar.



Sem comentários:

Enviar um comentário