BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AVALIAR



SEXTA FEIRA é dia de cumprimos a nossa rotina estabelecida na nossa AGENDA SEMANAL.

A simbologia dos Ursinhos da semana, permite aos mais pequenos, rapidamente identificar o dia da semana, indo assim construindo a noção de tempo (presente, passado e futuro) e posteriormente identificar na AGENDA SEMANAL a atividade diária, que hoje é a de AVALIAÇÃO/ARRUMAÇÃO DOS TRABALHOS e PNL.

O nosso planeamento realizado durante a manhã, foi assim "condicionado" tendo em conta esta nossa "Grande atividade" que teríamos que levar a cabo durante este dia; sendo assim a manhã foi passada nas diferentes áreas de trabalho, dando continuidade às atividades que já tinham sido iniciadas:

PNL - Arrumar o livro de histórias e restante material que chega de casa

Foto 1 - Registar no mapa, que trouxemos a história de casa


Foto 2 - Apagar a data do marcador
Foto 3 e 4- Avaliação do livro:  registar o nome da  história, desenhar a parte da história que mais gostaram e avaliar através da simbologia dos ursinhos do PNL


Após todos estes passos, ainda há que ir guardar a história na biblioteca, arrumar a ficha de leitura, marcador e ficha de registo, tudo no seu lugar!

JOGOS COM FIGURAS GEOMÉTRICAS:

Exploramos a outra parte do jogo que veio na SACA das NOVIDADES e familiarizamo-nos, montando imagens com vários graus de dificuldade, com as figuras geométricas

Foto 1 e 2 - Imagem Grau 1: identificar a cor e a forma das figuras que compoêm a imagem
 








Foto 3e 4  - Imagem Grau 2: a forma das figuras que compoêm a imagem



Foto 5 - Imagem Grau 3: Analisar o desenho e identificar o sombreado das figuras que compoêm a imagem

Foto 7 e 8 - Imagem Grau 4 (máximo): Analisar o desenho, imaginar e descobrir as possiveis figuras para completar a imagem 

 
ÁREA DA PLÁSTICA: Acabamos de pintar as páginas do nosso livro "Um círculo pode ser quadrado?"


AVALIAÇÃO DA SEMANA:

Foto 1  - Registo pela Presidente no mapa de tarefas cumpridas

Foto 2 , 3, 4 , 5 e 6 - Análise do mapa de presenças e registo do número de faltas ocorridas nesta semana:

 

Estes momentos de avaliação permitem ao grupo e a cada criança posicionar-se criticamente sobre a sua vinda ao jardim, contando as suas presenças e as suas ausências e ainda posicionar-se sobre o seu desempenho no cargo desempenhado (tarefa escolhida) durante toda a semana: se gostou ou não da tarefa, se esta correu bem ou houve alguns pequenos atributos durante a sua realização, se foi desempenhada (contando o número de vezes) ou não, e porquê.
O cruzamento da sua opinião com a dos colegas, é também uma mais valia, pois ajuda-o a saber escutar e a aceitar pontos diferentes dos seus, alertando-o muitas vezes para pormenores esquecidos, sejam eles positivos ou negativos. E é assim através destas pequenas e simples atividades participadas por todos, que as crianças se envolvem no seu próprio processo de autoavaliação tomando consciência das suas  aprendizagens e do seu desenvolvimento crescente. Esta tomada de consciência e o envolvimento na aprendizagem e na avaliação beneficia, por sua vez, o processo de aprendizagem da criança e favorece os processos de metacognição (desenvolvimento cognitivo)

Concluindo, há que saber escutar, indagar, discutir/contra-argumentar e apresentar soluções/raciocínios lógicos para resolver todas e qualquer situação do dia a dia e nada mais importante do que o processo de avaliação feito em diálogo, co construído e autorregulador, para se desenvolver estas competências.

Sem comentários:

Enviar um comentário