AVALIAÇÃO DA SEMANA / ARQUIVO de TRABALHOS NAS PASTAS
Sexta feira, cumprimos mais uma das nossas rotinas agendadas: Avaliação da semana e arquivo dos trabalhos realizados durante toda a semana.
Este é um dia muito cheio, passado muito à volta da mesa grande, onde o grupo se concentra logo desde manhã e após a recolha dos vários mapas (para já: mapa de presença, comportamento e das tarefas e do cumprimento das tarefas semanais, do mapa “Quero contar ou mostrar” ) e ainda do registo individual da tarefa, analisamos um a um, de acordo com a sua finalidade e juntos construímos várias reflexões em diálogo, que se traduzem em novas experiências, que nos obriga a tomarmos consciência sobre tudo.
ANÁLISE DO MAPA DAS TAREFAS
COMO FOI FEITO?
2º Depois avaliaam o cumprimento da respetiva tarefa, colando a etiqueta respetiva:
3º A Profª escreve o que cada criança diz a respeito do cumprimento da sua tarefa
5º O Profº regista a conclusão do grupo e por último procede ao registo da sua observação.
6º É relida a ficha da criança no grupo e dada à própria para consulta e arquivo.
4º Os colegas são ouvidos acerca da opinião do próprio acerca da sua autoavaliação da tarefa e o Presidente Juntamente com a criança verifica do cumprimento ou não da tarefa.
BREVE REFLEXÃO:
Este tipo de atividade embora requeira um pouco de maior concentração dos mais novos, ajuda todas as criança a compreender o quão importante são as atividades (neste caso as tarefas) que desenvolvem: que estas podem ser avaliadas pelos mesmos, mas também pelo grupo. Que podem discordar e contestar a sua posição, verificar e testar (comprovar) o que dizem (recorrendo ao registo/mapa). Mas que também podem se enganar, avaliar sem refletir e sem dar importância e que depois da sua autoavaliação afinal podem constatar que também se enganam como às vezes os outros (para melhor ou para pior: houve que fizesse uma autoavaliação menos positiva em relação à do grupo e à real”).
Estes são os registos de organização democrática, que nos ajudam a construir juízos justos, passiveis de serem analisados por todos, “sem batotas”. E assim aprendemos a saber estar, a saber analisar, refletir e a saber levar a cabo as atividades com maior rigor, empenho e compromisso.
UM DIA DE :
Foi o que nos aconteceu durante esta semana e a pouco e pouco fomos-nos ausentando da sala do jardim, 1, 2, 3 ... até 5 de uma só vez.
É verdade, parece uma rima, mas garnde parte dos nossos pequeninos, começaram com febre, tosse, dores de barriga e à espera de uma cama quentinha e do aconchego dos pais.
Foram os pequeninos e mais graúdos também! Até os adultos estiveram de cama. A professora recuperou no fim de semana, para regressar novamente e esperar os mais resitentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário