BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

NOVO ANO


Que o ano novo traga a todos,
365 dias de felicidade,
52 semanas de saúde e de prosperidade,
12 meses de amor e de carinho,
87600 horas de paz e de harmonia

e ainda 2012 motivos para sorrir...

 

Hoje retomamos as nossas atividades.
As crianças apareceram muito contentes e bem dispostas, com uma vontade enorme de rever os colegas e de partilhar tudo o que de bom fizeram nestes dias de ausência.

TAREFAS DA MANHÃ:

- De manhã, reabrimos o nosso calendário, trocando o ano de 2011 para o ano de 2012.

- Trocamos a nosa folha de presenças do mês de Dezembro por uma nova, na qual escrevemos para além do novo ano, o novo mês - JANEIRO.

- Relembramos e escolhemos as nossas tarefas semanais, apresentando-as aos restantes membros do grupo.


A manhã correu depressa, com a partilha e o registo gráfico da visita do "PAI NATAL a cada casa.
O tema das prendas foi de imediato acolhido e debatido com muito entusiasmo por todos que queriam falar.
E apesar da crise, constatamos que o Pai Natal foi bem generoso com as nossas crianças, que também o mereceram.
Bonecas Nancy, nenucos, carros e piões foram os brinquedos mais referidos pelos nossos pequenos, que quiseram deixar em registo a primeira impressão acerca das prendas recebidas e posteriormente apresentá-las ao grupo.



"O Pai Natal deu-me estes sapatos novos!" (Lara 3 anos)

Esta constatação levou a observar de perto os sapatos da Lara e a constatar algumas semelhanças e diferenças entre os das outras crianças da sala.

A par destas pequenas observações, surgiu o seguinte desafio matemático:

FORMAÇÃO DE CONJUNTOS
 Grupo de crianças que têm sapatos que apertam como os da Lara (sapatos, botas e sapatilhas sem cordões)



Grupo de crianças que têm sapatos que apertam de forma diferente dos da Lara (com cordões)
 E já quase no fim de fazermos os grupos, constatamos que o Diego trazia  botas que apertam das duas formas: com cordões e velcro.

E assim tivemos que pensar para dar resposta à sua pergunta:
"Para que lado eu vou?" (Diego 5 anos)


Após um breve diálogo, todos concordaram que ele teria que estar nos dois grupos, mas ninguém sabia como, execpto a Sara, que referiu que ele tinha que estar no meio dos dois grupos:
No fim refletimos sobre o desenho feito no quadro, apresentado pela profª e "entrelançamos" o Diego para ficar ao mesmo tempo nos dois grupos.
CONJUNTOS COM CANETAS DE CORES VARIADAS:
Em seguida continuamos com o mesmo jogo, usando canetas de feltro, que foram 1º distribuidas às crianças e depois amontoadas em grupo de acordo com a sua cor.





 Até aqui o grau de dificuldade foi fácil e todas as crianças após identificarem e nomearam a cor da caneta, conseguiram colocá-la no grupo certo.
Mas o grau aumentou, quando se decidiu fazer uma pequena (mas grande e desafiadora) BATOTICE:
- Retirar as tampas das canetas e´triocá-las por outras de outra cor, que não a mesma da caneta.



Este exercicio com a introdução de questões que iam sendo colocadas, ajudou as crianças a observar, raciocinar e tomar decisões acerca do que era pedido.
Não foi fácil, mas a grande maioriaa daas crianças lá chegou, umas com menor ou maior ajuda dada por todo o grupo.

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