ROTINA SEMANAL
Porque o tempo é de cada criança, do grupo de crianças e do educador,
importa que haja uma organização do tempo decidida pelo educador e pelas
crianças (Ministério da Educação; 1997, p.40).
As rotinas da nossa sala baseiam-se na repetição de actividades e ritmos de organização espaço — temporal da sala, ao longo da semana, desempenhando importantes funções pedagógica, possibilitando às crianças um marco importante de segurança, deixando de haver excessiva preocupação com o que "virá a seguir" à atividade que estão a realizar, podendo assim na mesma depositar todas as energias, concentrando-se na situação atual. A rotina diária tem também um papel facilitador na captação do tempo, (da sucessão temporal), ajudando a criança a situar-se no tempo e assim a aprender a existência de fases e do seu encadeamento:
A nossa rotina no Jardim está desde o inicio definida pelas sequencialidade das seguintes etapas:
Manhã:
- tempo de planeamento da manhã,
- tempo de cumprimento de rotinas,
- tempo de trabalho individual nas áreas de atividades;
- tempo de arrumar,
- de preparação para o almoço,
- Almoço e recreio,
Tarde:
- tempo de encontro em grande grupo e de apresentação de atividades culturais/recreativas e de projetos: Música, histórias, Poesia, Matemática, Teatro, Experiências, etc
Como atividades fixas (semanais/quinzenais), existe o dia da Ginástica, do PNL (que já começamos a trabalhar com a constução de todos os mapas que suportam este projeto), da Saca das surpresas e a acrescentar a rotina das experiencias e da música que levamos a cabo o ano passado e as crianças têm mostrdo interresse na sua continuação.
AGENDA DAS ROTINAS SEMANAIS
Dando resposta imediata às sucessivas constatações que: "hoje é dia da ginástica..., foi amanhã e é ontem o dia das histórias.." e verificando-se que algumas rotinas de atividades ainda não estão bem integradas no tempo, e à semelhança do ano anterior, ponderamos construir mais um registo que possibilite às crianças observar os dias destinados a cada atividade e irem assim construindo as sucessões de tempo desde o Presente, ao passado e futuro.
1ª fase de construção:
No planeamento da manhã foi relembrado a atividade que as crianças realizaram no dia anterior, pedindo para a situar com o calendário da data (identificando o Ursinho da semana - cor e nome), depois foram registadas em papel pelo adulto as afirmações das crianças e pedido alguns voluntários para registarem (por desenho) a atividade.
1 2 3 MACAQUINHO CHINÊS
Mais um jogo que nos ajuda na organização numérica, rapidez na execução de movimentos, perspicácia e dominio corporal.
Não foi fácil mais alguns conseguiram manter-se "estátuas" evidenciando um grande dominio, concentrando-se no objetivo, abstraindo-se do barrulho, são estas as competências essenciais para o SUCESSO FUTURO.
Make your own free photo slideshow |
Sem comentários:
Enviar um comentário