BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Comunicações

Segundo o dicionário, COMUNICAR é estabelecer contato com outro, comunicar as informações ao publico, ou seja transmitir algo que sabemos a outrem, quer verbalmente ou por gestos.

Para o Movimento da Escola Moderna (MEM = Associação de profissionais de educação que trabalham tendo por base um modelo de cooperação partilhada que perfilha o desenvolvimento sócio-moral dos alunos, assegurando a sua formação através da participação ativa na construção do curriculo da escola) o COMUNICAR é entendido de uma forma mais especifica, que se faz por meio de uma metodologia participada gratificante para os agentes emissores, mas também para os recetores que se resume ao seguinte esquema.




                                                   Imagem retirada do portal do MEM


O que quer isto dizer no Jardim de Infância?

Que as crianças ao COMUNICAR os seus conhecimentos (atividades que realizaram, coisas que descobriram através do aprofundamento de uma atividade,  um poema/canção que sabem e registaram, etc...) a outras crianças do grupo, partilham de uma forma organizada os seus conhecimentos, trocando-os solidariamente com os seus colegas, "aguçando o apetite" dos outros de uma forma salutar, despertando-lhes o gosto pela possivel experimentação e construção de futuras aprendizagem e conhecimento (difusão e partilha de conhecimentos), como também permite ao emissor (quem faz a COMUNICAÇÃO) a preparação de toda a informação para ser apresentada (organização e sistematização da informação), desenvolvendo a linguagem expressiva/comunicativa e a aproximação ao outro.
Ou seja ambos os agentes saem a ganhar, neste dueto COMUNICATIVO.

COMUNICAÇÕES DE HOJE:

Foi uma grande surpresa para todos: 2 colegas apoiados pela Presidente, debruçaram-se afincadamente sobre o INVENTÁRIO da Biblioteca, cuja folha se apresentava VAZIA e passaram uma boa parte do seu tempo na BIBLIOTECA a inventariar o material, desenhando-o, pesquisando-o nas revistas e colando-o nas etiquetas de papel e posteriormente no mapa do Inventário, pedindo ajuda à professora para escrever;
o resultado foi este:

 



















 



Sem comentários:

Enviar um comentário