BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

segunda-feira, 5 de março de 2012



Nesta Sexta feira, de manhã analisamos o nosso Mapa CONTAR ESCREVER OU MOSTRAR e após uma breve análise constatamos que estavam muitas crianças inscritas para falar. 


Numa primeira combinação, acordamos entre todos que teríamos tempo para ouvir com atenção 5 crianças inscritas e formular o que já tinham combinado, 1 questão por criança ou um comentário.

A Presidente chamou os inscritos e cada um apresentou a sua novidade, noticia ou informação:

 Se a criança o desejar, a noticia é escrita e depois de passada para o papel,

no verso da folha a mesma noticia pode ser completada com as questões colocadas pelos colegas  e as respostas dadas aos mesmos


  no fim é ilustrada pela criança e colocada no painel


  A Presidente de seguida dá baixa dos nomes  das crianças que já falaram



Verificamos e identificamos  quantas foram as crianças que ficaram por falar  e convidamo-las a fazer novamente o registo do dia seguinte (ou neste caso segunda feira)
 

AVALIAÇÕES:

Ainda à volta da mesa grande, da parte da tarde decorre uma reunião de grande grupo (conselho) na qual cada um se posiciona quanto ao decorrer da semana fazendo uma breve avaliação oral do que foi feito, bem como dos acontecimentos mais significativos ocorridos. aqui relembram-se muitas vezes episódios que marcaram negativamente uma ou outra criança, após um breve debate do que levou àqueles atos e após alguma reflexão sobre as consequências que o mesmo teve noutra ou noutras crianças ou no ambiente da sala, reorganizamos as nossas atitudes e  assumimos novos compromissos para a nova semana. 

Ainda refletimos sobre as tarefas desempenhadas e o seu cumprimento: para isso a Presidente entrega a cada  colega a folha da tarefa preenchida na 2ª feira e a criança avalia-a.






ROTINA DE ARRUMAR:

Cumprimos mais uma rotina de sexta feira e arrumamos os nossos trabalhos; esta não é uma tarefa muito fácil, pois em primeiro lugar temos de os separar, uns vão para o portefólio e outros para a pasta das pinturas. Depois ainda identificamos os trabalhos de texto, matemática, musica, de expressão plástica e mapas de avaliações e vai cada um para o seu respetivo lugar:



PREPARANDO A NOVA SEMANA:

E no fim do dia, a Presidente já depois dos colegas terem saído da sala, deixa pronto para a próxima semana todos os mapas, limpando-os e arrumando-os convenientemente, esta é também uma das suas tarefas, que qualquer Presidente leva com muito agrado:

Mapa das Tarefas

  
Mapa Contar Escrever ou Mostrar:




Mapa da Data

Placar dos Nomes



 

Sem comentários:

Enviar um comentário