Já temos um novo calendário na sala!
Pois é chegou pela mão do sr. Marques da Editora Nova Edições. É um calendário muito colorido.
Logo
na segunda feira foi apresentado como novidade ao grupo, sendo a
primeira vez que eu mesma me inscrevi no mapa de CONTAR, MOSTRAR OU
ESCREVER.
Só havia duas inscrições
neste dia e foi fácil algumas crianças identificarem o meu nome, o que o
fizeram comparando-o com o que estava na minha bata, anotando algumas
diferenças, pois este estava escrito em letra manuscrita.
Já podemos identificar datas importantes e registar:
Agora quase todos os dias surgem noticias com o objetivo de se registarem datas no calendário, sendo hoje a Carolina que chegou com a novidade dos convites que que realizou para os seus anos, que será no dia ...
no dia ... (e muitos risos e risotas) : "Ah esqueci-me quando era .."
Claro que fomos logo buscar a listagem dos alunos que temos sempre pendutrada no placar e pedimos à mesma para verificar o dia e assim foi.
De seguida foi só assinalar este dia no calendário e registar: ANOS DA CAROLINA, o que a mesma fez logo muito bem.
LEITURA DO DIÁRIO:
Logo pela manhã, pela leitura rápida do diário, conseguimos fazer o ponto da situação quanto às atividades já realizadas e as que faltavam concretizar.
Demos conta que tínhamos pouco tempo para dedicarmos ao ensaio da canção e da poesia para a recebermos na nossa escola a escritora ALICE CARDOSO e então rapidamente tivemos que pôr mão à obra:
Construir com as personagens principais dos livros um pequeno poema, foi o nosso desafio, que superamos em grande grupo:
ENSAIAR
E GRAVAR
HISTÓRIAS DE ALICE CARDOSO:
Depois de já termos identificado várias obras de Alice Cardoso, agora foi a vez de analisarmos de perto alguns livros de histórias de 3 personagens bem diferentes:
ALANA
Sinopse:
Alana, tal como todas as ninfas, queria ser bailarina. Todas
as manhãs, calçava as suas sapatilhas e saltava para cima do grande nenúfar
onde as ninfas mais jovens tinham a sua aula de ballet. Mas a rainha das ninfas
andava muito preocupada: nunca tinha ouvido falar de uma ninfa que não fosse
uma excelente bailarina e esta era totalmente desajeitada. Como se iria portar
Alana no bailado da «Noite da Grande Festa»?
MELINDA
Sinopse:
Melinda escutou o seu professor falar de um povo de
marinheiros que deixara a tristeza invadir o seu coração. De imediato, decidiu
ajudar aquele povo a voltar a ser feliz. Sabia que só existia uma solução,
encontrar a esperança. Fechou os olhos, formulou um desejo, tocou no seu anel
mágico e partiu em busca da caixa de pandora. Mas onde estaria a desejada caixa
que contém o remédio que atenua a escuridão do coração? Para a encontrar,
Melinda terá de decifrar um estranho enigma e embarcar numa emocionante
aventura...
BRUXINHA LUNA:
Sinopse
Naquele dia, a mãe da Bruxinha Luna decidiu fazer um
bolo caseiro. Pegou então no seu livro de receitas e começou a juntar os
ingredientes de que precisava. Todavia, para misturar os vários ingredientes
precisava do batedor de bolos. Chamou por ele, mas este não apareceu, nem com
um passe de magia.
A Bruxinha Luna resolveu então ajudar a sua mãe a procurar o batedor desaparecido. Será que ela o vai conseguir encontrar?
A Bruxinha Luna resolveu então ajudar a sua mãe a procurar o batedor desaparecido. Será que ela o vai conseguir encontrar?
FINAL DO DIA:
Já no final do dia, mesmo antes de irmos embora foi a vez de nos reunirmos em grande grupo, para procedermos à reflexão do dia, e assim fizemos a leitura dos registos escritos no diário, hoje. E bastantes especialmente os registados na coluna do não gostei.
O momento do recreio, especialmente seguido do almoço, continua a ser o local onde se evidenciam mais queixas, não só referentes aos alunos da nossa sala, como também aos outros da escola.
A falta de estruturas lúdicas que permitam ocupar as crianças que têm mais dificuldades em gerir o seu comportamento especialmente na presença de outras crianças, facilita o acumular de tensões e a procura de brincadeiras baseadas em lutas que geralmente vivenciam em casa, quer na televisão ou jogos acabando as crianças implicadas nestes jogos, por se magoarem.
O recurso à casa de banho para brincadeira com a água e a transportarem para o recreio para se molharem uns aos outros continua a ser uma constante, especialmente em 3 crianças da nossa sala que mantêm ao longo da semana este comportamento, embora já se tenham comprometido com o registo escrito da não continuação da mesma situação.
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