BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Já temos um novo calendário na sala!

Pois é chegou pela mão do sr. Marques da Editora Nova Edições. É um calendário muito colorido.
Logo na segunda feira foi apresentado como novidade  ao grupo,  sendo a primeira vez que eu mesma me inscrevi no mapa de CONTAR, MOSTRAR OU ESCREVER.
Só havia duas inscrições neste dia e foi fácil algumas crianças identificarem o meu nome, o que o fizeram comparando-o com o que estava na minha bata, anotando algumas diferenças, pois este estava escrito em letra manuscrita.




 











Já podemos identificar datas importantes e registar:

 - o Dia do PAI



 - o dia da vinda da escritora ALICE CARDOSO





Agora quase todos os dias surgem noticias com o objetivo de se registarem datas no calendário, sendo hoje a Carolina que chegou com a novidade dos convites que que realizou para os seus anos, que será no dia ...
no dia ... (e muitos risos e risotas) : "Ah esqueci-me quando era .."

Claro que fomos logo buscar a listagem dos alunos que temos sempre pendutrada no placar e pedimos à mesma para verificar o dia e assim foi.

 De seguida foi só assinalar este dia no calendário e registar: ANOS DA CAROLINA, o que a mesma fez logo muito bem.















LEITURA DO DIÁRIO:

Logo pela manhã, pela leitura rápida do diário, conseguimos fazer o ponto da situação quanto às atividades já realizadas e as que faltavam concretizar. 


Demos conta que tínhamos pouco tempo para dedicarmos ao ensaio da canção e da poesia para a recebermos na nossa escola a escritora ALICE CARDOSO e então rapidamente tivemos que pôr mão à obra:

Construir com as personagens principais dos livros um pequeno poema, foi o nosso desafio, que superamos em grande grupo:



ENSAIAR

  
E GRAVAR








HISTÓRIAS DE ALICE CARDOSO:
Depois de já termos identificado várias obras de Alice Cardoso, agora foi a vez de analisarmos de perto alguns livros de histórias de 3 personagens bem diferentes:

               ALANA
 Sinopse:
 Alana, tal como todas as ninfas, queria ser bailarina. Todas as manhãs, calçava as suas sapatilhas e saltava para cima do grande nenúfar onde as ninfas mais jovens tinham a sua aula de ballet. Mas a rainha das ninfas andava muito preocupada: nunca tinha ouvido falar de uma ninfa que não fosse uma excelente bailarina e esta era totalmente desajeitada. Como se iria portar Alana no bailado da «Noite da Grande Festa»?
 
 
            MELINDA
 Sinopse:
Melinda escutou o seu professor falar de um povo de marinheiros que deixara a tristeza invadir o seu coração. De imediato, decidiu ajudar aquele povo a voltar a ser feliz. Sabia que só existia uma solução, encontrar a esperança. Fechou os olhos, formulou um desejo, tocou no seu anel mágico e partiu em busca da caixa de pandora. Mas onde estaria a desejada caixa que contém o remédio que atenua a escuridão do coração? Para a encontrar, Melinda terá de decifrar um estranho enigma e embarcar numa emocionante aventura...

        BRUXINHA LUNA:
 Sinopse
 Naquele dia, a mãe da Bruxinha Luna decidiu fazer um bolo caseiro. Pegou então no seu livro de receitas e começou a juntar os ingredientes de que precisava. Todavia, para misturar os vários ingredientes precisava do batedor de bolos. Chamou por ele, mas este não apareceu, nem com um passe de magia.
A Bruxinha Luna resolveu então ajudar a sua mãe a procurar o batedor desaparecido. Será que ela o vai conseguir encontrar?

FINAL DO DIA:

Já no final do dia, mesmo antes de irmos embora foi a vez de nos reunirmos em grande grupo, para procedermos à reflexão do dia, e assim fizemos a leitura dos registos escritos no diário, hoje. E bastantes especialmente os registados na coluna do não gostei.



O momento do recreio, especialmente seguido do almoço, continua a ser o local  onde se evidenciam mais queixas, não só referentes aos alunos da nossa sala, como também aos outros da escola.
A falta de estruturas lúdicas que permitam ocupar as crianças que têm mais dificuldades em gerir o seu comportamento especialmente na presença de outras crianças, facilita o acumular de tensões e a procura de brincadeiras baseadas em lutas que geralmente vivenciam em casa, quer na televisão ou jogos acabando as crianças implicadas nestes jogos, por se magoarem.
 

O recurso à casa de banho para brincadeira com a água e a transportarem para o recreio para se molharem uns aos outros continua a ser uma constante, especialmente em 3 crianças da nossa sala que mantêm ao longo da semana este comportamento, embora já se tenham comprometido com o registo escrito da não continuação da mesma situação.



Sem comentários:

Enviar um comentário