BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 6 de março de 2012

DIÁRIO DE GRUPO: 

Bem como qualquer grupo unido que está e vive diariamente 5 horas uns com os outros, torna-se positivo ir registando algumas vivências e experiências positivas ou menos positivas. construídas ao longo da semana, como meio de encontro de opiniões, reflexões e de compromissos a assumir perante as situações com que nos deparamos.

Este mapa é dividido em 4 grandes colunas:

Gostei
Não Gostei
Fizemos
Queremos Fazer

E será preenchido ao longo da semana, diariamente, pelas crianças e adultos.
Este instrumento permite a liberdade de expressão, dando a possibilidade a cada criança de registar autonomamente os acontecimentos nas 2 primeiras colunas, permitindo assim  a criação de um juízo de valor e a tomada de consciência sobre os fatos ocorridos (gostei/não gostei).
Este documento será lido e analisado por todos na sexta feira, em reunião de conselho, onde cada uma poderá avaliar as suas atitudes, justificando os seus comportamentos, perante o grupo e o presidente e secretários que irão presidir à reunião (professora e Presidentes da semana). Aqui as crianças poderão analisar o seu comportamento, tomando consciência dos seus atos e podendo na próxima semana adequar o seu comportamento para a não ocorrência de situações similares, pois tudo ficará registado, primeiro neste diário e depois em ata, onde serão decididas pelo grupo as "maneiras" e melhores formas para lidarmos com os "problemas" ocorridos durante a semana.
O trabalho desenvolvido e experiências mais gratificantes para cada uma das crianças terá aqui também um lugar especial (Fizemos) podendo ser refletido e partilhado no grupo (também através das comunicações diárias).
 Para já foi colocado no placar e iremos ver como as crianças recorrem a ele no registo autónomo.




CANÇÃO DO BEIJINHO





A nossa canção explorada hoje, despertou-nos alguns sentimentos nostálgicos, misturados com saudade e  prazer, que tentamos exprimir por palavras, mas que não se tornou tarefa fácil...

A dada altura alguns pequenitos diziam "faz chorar" e estavam todos muito saudosos e carentes, por isso a cada um o grupo de amigos "atirou" muitos mas muitos beijinhos, beijinhos como dizia a canção de diferentes sabores: CHOCOLATE, MORANGO, BANANA E PITANGA.

Como este último fruto não faz parte do quotidiano das crianças, tivemos que ir à procura dele na internete, tendo-nos surgido muitas imagens, de um  fruto muito:

-  "bonito,Laranja/ vermelho e que parecia muito delicioso" - estas foram algumas constatações das crianças.

Ora vejam se não é verdade (é pena não termos cá uns pedaçitos do mesmo para provar):

 PITANGA

COMO SE CHAMAM OS NOSSOS PAIS?

Na nossa conversa seguinte, exploramos os nomes dos pais e constatamos que 3 das nossas crianças têm um pai com o mesmo nome PAULO e claro que as gémeas Tatiana e Bruna, têm o mesmo pai e por isso surgiu-nos no grupo duas vezes o nome NUNO.
E porque gostamos tanto de conversar, de ouvir e de nos fazermos ouvir, temos sempre tanto para contar que quando reunimos o grande grupo, nem damos conta do tempo voar!

Amanhã vamos explorar mais coisas acerca dos Pais ..

Aqui ficam algumas fotos da decoração da canção.






Sem comentários:

Enviar um comentário