Continuamos a aumentar o nosso vocabulário, o nosso poder de concentração e a organizar as nossas ideias, para comunicarmos as novidades logo quando chegamos de manhã.
Estamos mais organizados, atentos aos outros e comunicativos. Gostamos de nos ouvir, de ouvir os outros e com curiosidade, facilmente introsamo-nos no diálogo com o outro interrogando, afirmando gostos e posições e ainda partilhando acontecimentos importantes que passam lá por casa.
Nestes nossos breves momentos de grupo, todos se sentem importantes pois todos são ouvidos com atenção e assim valorizados, surgindo momentos verdadeiramente ricos, cheios de descobertas, de novidades às vezes alegres, outras vezes mais tristes, mas todas nos servem para crescermos equanto grupo unido que tudo partilha e que vai descobrindo afinidades.
Concretização de projetos nas áreas:
OFICINA DA ESCRITA/COMPUTADOR
A oficina de escrita/Informática já é uma área mais procurada, especialmente pelas crianças que apresentavam pouca motivação pela mesmas.
Aqui estão a Lara (4 anos) e a Iara (3 anos) a explorarem um jogo de divisão silábica, apoiadas pelo cartaz fotocopiado.
A avaliação do Plano de atividades, efetuada no mês passado, onde verificamos
junto com as crianças que havia algumas crianças que tinham pouca
frequência nessa área, bem como o mesmo instrumento exposto na sala, permitem facilmente às crianças irem monitorizando o número de vezes que estão numa e noutra área, podendo assim irem ajustando a sua seleção e diversificando as suas experiências e consequentemente aprendizagens, nomeadamente ao escolherem as áreas que estão mais deficitárias (ou seja com menos bolinhas = menos permanências).
DESENHO E PLÁSTICA:
Estas duas áreas continuam a ser muito solicitadas, especialmente agora que estão a ser concretizados os projetos escolhidos para festejarmos o DIA DO PAI.
PROXIMAMENTE VAMOS TER UMA SURPRESA NA ESCOLA....
A nossa tarde de hoje foi de PNL, mas foi um pouco diferente, não nos debruçamos apenas sobre um livro, mas sim sobre muitos que exploramos desta forma:
1. Leitura do titulo e exploração das imagens da capa e da contracapa
2. Analisamos algumas semelhanças entre os livros apresentados:
Descobrimos que
- Foram sete os livros apresentados;
- Que seis têm a mesma personagem: "ALANA" (Bruna e Diego);
- que "têm muitas cores, são muito "coloridos" (Daniel);
- têm o mesmo tamanho (Lázaro);
- "por dentro têm cores diferentes" (Daniel).
3º -Lemos o nome da escritora de todos os livros e facilmente todos constataram que todos se referiam à mesma pessoa: ALICE CARDOSO.
4º Depois apresentamos de uma forma especial a surpresa que irá acontecer brevemente: para tal apresentamos a mesma ao ouvido de cada criança - "a Alice vem à nossa escola".
Algumas crianças (especialmente as que apresentam mais problemas de linguagem) fora ajudadas na transmissão da mensagem, descansando assim a Tatiana, que já se encontrava muito aflita e dizia para si baixinho - "não vou conseguir perceber o que vai dizer o daniel.
Foi um momento muito divertido com algumas expressões estranhas de quem duvida do que é dito e de quem não percebe, mas no fim a maioria percebeu a mensagem:
5º Depois tentamos adivinhar em que dia ela nos visitará:
E houve quem muito quisesse que fosse hoje...
Ou nos proximos dias...
Avançamos para a segunda ...
E estavamos cada vez mais perto...
Quando questionado pelos colegas, referiu ter visto a fiotografia da escritora e a data numa das paredes lá fora, enquanto brinmcava no recreio.
E é assim quando menos esperamos, há alguém que nos surpreende e repara em pormenores...
6º E depois tomos fomos lá fora espreitar e descobrir como o Daniel:
No fim todos tivemos direito a palmas e parabéns pois respeitamos TODOS o que combinamos antes de sair: fazer o minimo de barullho para não pertubar os colegas que estão nas outras salas a trabalhar!
E com tanta euforia, a nossa tarde e o nosso dia acabam aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário