BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

domingo, 25 de março de 2012

ESCRITORA NA ESCOLA:

Foi com entusiasmo e muita alegria que recebemos a escritora ALICE CARDOSO na nossa escola, tal como estava previsto na quinta feira, dia 22.

Consoante o que escrevemos no DIÁRIO, na coluna do QUEREMOS FAZER, após a festividade do dia do PAI, dedicamos 2 dias a explorar com mais pormenor as personagens de alguns livros desta escritora, nomeadamente a LUNA, a MELINDA e claro a Ninfa ALANA.

O nosso poema resumiu-se a 3 pequenas quadras alusivas a estas personagens de acordo com as caraterísticas que as crianças foram enunciando sobre cada uma, sendo depois ensaiados e gravados com o grupo. Facilmente estes poemas foram apropriados pelas crianças, sendo depois transformados em lindos marcadores que oferecemos à escritora.




BOUQUET de FLORES

À nossa lista de tarefas planificadas no DIÁRIO, ainda pudemos acrescentar umas lindas e simples flores que confeccionamos, com o contorno das as nossas mãos para oferecermos à nossa especial convidada.


 Pintamos, picotamos e recortamos as 3 personagens principais das histórias e mostramos o resultado ao grupo, no tempo dedicado à leitura das COMUNICAÇÕES, explicando aos colegas como foi feito o trabalho.

Um dos critérios para a pintura das personagens foi pintar as roupas das mesmas com as cores que a ilustradora usou para as retratar nos vários livros de histórias, uma vez que estas mantinha sempre a mesma roupa ao longo da história. Isso foi fácil, pois cada criança colocou perto de si o livro de histórias, podendo ir confirmando as cores e assim pintar de acordo com o critério estabelecido. Foi um otimo exercício de concentração.

 No final foi fácil o grupo identificar as personagens.


 Outro grupo de crianças, na área do desenho escreveu e pintou o nome de cada personagem.
Depois já de tarde, a nossa conversa coletiva baseou-se no que cada um queria saber acerca da escritora Alice CARDOSO e se também lhe queriam dirigir algumas perguntas, tal como já sabemos fazer aos colegas quando lemos o mapa do CONTAR ESCREVER E MOSTRAR.

Depois de pensarmos seriamente sobre o assunto, pois as perguntas não podiam ser feitas à toa, para uma pessoa assim importante, que escreve livros de histórias tão bonitas.
Surgiram 7 crianças que quiseram partilhar as suas perguntas com o grupo e que queriam saber mais coisas acerca desta escritor.

Estas foram as questões apresentadas:

- "Alice, qual é o teu próximo livro?" - Diego
-  "Escritora Alice, trabalhas sozinha ou com alguns meninos que te ajudam a escrever?" - Tatiana
- "Onde moras?" - Bruno
- "Qual é a tua comida favorita?" - Carolina
- "Também escreves músicas?" - Daniel Magalhães
- "E poemas, escreves?" - Jéssica
- "Tens muitos amigos?" - Soraia

Quando a escritora falou com o grupo questionando se havia perguntas que lhe gostavam de fazer, foi engraçado várias crianças referirem que tínhamos SETE perguntas que queríamos ver respondidas.

Das sete perguntas, somente a Soraia e a Tatiana não formularam a perguntam que tinham inicialmente pensado e todas as outras crianças perguntaram exatamente aquilo que referiram em grupo querer perguntar.

Foi interessante ver como as nossas crianças estão crescidas, responsáveis, capazes de pensar naquilo que pretendem e formular questões para ver resolvido o que pretendem.

PARABÉNS, estiveram todos muito bem. O poema foi memorizado em apenas 2 dias e interiorizado facilmente, pois refletia aquilo que as crianças já tinham descoberto através da leitura das histórias e ainda tivemos tempo de cantar a canção do Peixinho no mar, associando-nos à históris da Ninfa ALANA.


Fácil será dizer que a escritora ficou encantada com os nossos pequenitos, tendo ficado surpreendida quando viu as suas personagens pintadas e expostas nas janelas do Jardim.

A simplicidade e proximidade com que nos falou da sua carreira e das suas obras, bem como o modo como autografou alguns livros que as crianças adquiriram, refete o gosto com que trabalha, para estas faixas etárias.








Aqui fica a apresentação com algumas fotos do momento que certamente ficará na memória de todos.
Click to play this Smilebox slideshow


 

Sem comentários:

Enviar um comentário