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sábado, 17 de março de 2012

CONTAR MOSTRAR OU ESCREVER 

A Carolina continua a ser a trazer-nos novidades para partilhar. Desta vez, apresentou-nos duas folhas de cartolina com a palavra que de imediato reconhecemos, pois esta semana muito dela temos falado e escrito, sendo até já conhecida dos mais pequenos.
Ficamos todos muito interessados e curiosos.
Ora espreitem:


 E a novidade continuou, quando a Carolina referiu não ser tudo e virou as duas folhas, as duas ao mesmo tempo.


A Carolina referiu : "escrevi aqui o número onze e aqui na folha amarela o dez"
 De imediato a Tatiana muito atenta referiu : "não me parece nada ... as perninhas dos uns uns estão ao contrário"

E a conversa continuou com uns a dizer que as "perninhas" estavam ao contrario e outro a dizer que estava bem.
Até que convidamos a Carolina a ir à régua dos números buscar estes dois números e compará-los com os que escreveu na folha.





 A Tatiana também a ajudou a identificar as "perninhas" que estavam ao contrário!
 E a Carolina lá arranjou forma de corrigir "as perninhas", primeiro ao número onze

 E depois fez o mesmo ao número dez.



A novidade foi registada e lida para ver se a Carolina pretendia acrescentar mais alguma coisa, enquanto os colegas lhe pediam a vez para falar  acerca do que apresentou ao grupo.

É interessante ver como o grupo está cada vez mais atento e participativo, querendo fazer perguntas e afirmações acerca das novidades apresentadas.
Com estes exercícios da manhã, já  nos levaram a dominar alguns princípios básicos da comunicação, desenvolvendo outras competências, por exemplo, no conhecimento do que é uma questão e um comentário que queremos fazer, pois inicialmente todos queriam fazer "perguntas" e afinal eram apenas comentários, muitas vezes desajustados da noticia que estava a ser dada.




ARMADILHAS NOS NÚMEROS:

Ainda em grande grupo aproveitamos para exercitar o nosso conhecimento acerca da grafia numérica e testarmos a nossa concentração e acuidade visual para detetar-mos algumas armadilhas que se apresentavam na folha dos números.

Hoje só ficamos pelo número 1.

Só uma pequena minoria é que conseguiu adivinhar a imagem trocada (que não era um 1)
Click to play this Smilebox scrapbook


Iremos continuar nos próximos dias com este jogo.


Mesmo antes de irmos para o almoço, aproveitamos os breves minutos para brincar com a linguagem e mais uma vez, a pedido das crianças inventamos rimas a partir da apresentação de power point já nossa conhecida. Foi um momento de descoberta de novos sons, letras, palavras e .... de muita gargalha!

Como ainda não o tínhamos feito, aproveitamos também para elaborar o registo pictórico das rimas.

Aqui ficam algumas fotos do registo coletivo:









COMUNICAÇÕES

Continuamos na última etapa dos projetos para a elaboração das prendas para o pai.Tem sido uma atividade muito trabalhosa, pois todo o trabalho é feito pela própria criança, que muitas vezes necessita de ajuda para dar continuidade ao seu projeto. A folha de registo com a imagem do que cada um escolheu fazer, tem ajudado bastante e tem transitado de área para área com as crianças, especialmente na plástica, desenho e oficina da escrita.

Para algumas crianças este foi um autêntico desafio ao longo destes dias, e quando viram o seu trabalho terminado quiseram partilha-lo com gosto com o grupo de amigos.







Depois destas comunicações, estivemos muito atentos, pois desta vez assistimos a duas comunicações diferentes:  


De duas ocorrências menos positivas que foram registadas ao longo da semana no diário por várias crianças e que se traduziram em duas novas regras para o nosso grupo:

O Fábio e A Sara tendo sido duas das crianças implicadas em algumas ocorrências negativas que se  prolongaram durante a semana,  depois de terem reflectido com o grupo sobre o seu comportamento que levou  a que algumas crianças o registassem no diário, foram propostos para registarem graficamente as conclusões a que o grupo chegou:

1 -  Devemos respeitar os colegas no comboio, empurrá-los magoa-os


 2º Bater nos colegas faz os amigos chorar e ficarem tristes, por isso devemos evitar este comportamento



LEITURA E ANÁLISE DO DIÁRIO Nº 2

 

A nossa reunião do Conselho desta semana, permitiu-nos aferir várias situações e chegar a algumas conclusões após breve análise do DIÁRIO (desta semana):


- existem algumas queixas de crianças que referem não ter tido espaço na folha para procederem aos seus registos, pois há meninos que continuam a fazer "(...) desenhos muito grandes e estão sempre a escrever no diário, por tudo e por nada."
- "Alguns meninos já sabem que devem falar com os colegas e resolver as coisas";

Estas afirmações revelam a existência de uma certa preocupação em resolver por si mesmo as pequenas situações que aprendemos a distinguir como sendo de "queixas" e de não serem "graves" e que por isso devem ser resolvidas no  próprio momento pelas crianças.
As crianças aprendem assim a autonomizar-se e a ganhar confiança em si mesmo para resolver pequenas situações do quotidiano.

Identificamos, contabilizamos e analisamos as ocorrências positivas, marcadas na coluna do Gostei, tendo-se verificado que houve um aumento do número de registos efetuados por iniciativa própria das crianças, o que revela que algumas crianças já estão a apropriar-se lentamente deste documento, para registarem acontecimentos que vão observando nos colegas e que avaliam como positivos. Este comportamento é sinónimo de descentralização e de desenvolvimento sócio-moral.





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