BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Organização do ambiente educativo - continuação:

Hoje  estivemos empenhados na marcação dos nossos lugares na "Roda dos Amigos", chamao-lhe assim porque é aqui que diariamente em diferentes momentos do dia, o grupo se reune para partilhar experiências, conversas, planeamento das atividades e reflexão do dia passado (atividades) no jardim de infância.
Este é um momento importante em que todos falam, mas também se ouvem e escutam uns aos outros.
Nestes primeiros dias do jardim iremos implementar algumas regras e rotinas, para que todos participem deste momento de forma democrática, sem atropelos, respeitando-se mutuamente.
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
This free picture collage generated with Smilebox

As crianças com esta atividade tiveram ainda a oportunidade de aprofundar alguns conceitos matemáticos ligados às formas geométricas, ao conceito de número e de conjunto e ainda dialogamos sobre as cores apresentadas, as semelhanças e as diferenças de tonalidade, usando-se os termos - escuro, claro.

A formação e ordenação das imagens em grupos pelo critério da forma, a seleção das imagens para marcar o lugar, a descolgem do papel autocolante e a colagem no lugar, foram procedimentos realizados por cada uma das crianças, umas ajudadas pelos adultos e outras pelos seus pares.
Foi um bom momento de aprendizagem.

O lugar dos cabides andam também desorganizado e provocado alguns pequenos desentendimentos: "aqui é o meu lugar","não é meu!" "O professora, O Elizabete..." é o que vamos ouvindo.
Então mãos à obra todos empenhados para o organizar, identificar e personalizar: mais uma vez utilizamos a nossa identificação - foto e inicial do nome, que colorimos e fomos organizar os cabides, começando pelos mais velhos e ai foi preciso a professora consultar a lista.

Amanhã iremos realizar um registo que nos permita a todo, facilmente identificar quem é o mais velho e o mais novo do grupo.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This free slideshow personalized with Smilebox

Sem comentários:

Enviar um comentário