Depois, e ainda durante a manhã, começamos a organizar o nosso espaço da sala, o que fizemos com a identificação das áreas de trabalho e o estabelecimento de lotação máxima do número de crianças para aí estarem.
Esta atividade fizêmo-la em grande grupo, dando a conhecer aos mais novos algumas regras de utilização dos espaços e dos materiais.
Foi fácil os mais velhos identificarem os mapas que foram realizados já o ano passado e identificarem o número de crianças que estabeleçemos. Em grupo, após refexão e díalogo um pouco conturbado (pois os mais novos ainda não conseguem prestar e direcionar a sua atenção à criança que fala) lá reorganizar os espaços e ajudar os mais novos na identificação e seleção das áreas para lá trabalharem.
A importância do estabelecimento desta rotina, prende-se com a necessidade de gerirmos o espaço da sala, bem como o materiais que existem nas mesmas, antecipando conflitos e pequenas brigas pela posse dos materiais, especialmente se existisse um grande número de crianças numa determinada área.
Com a introdução dos mapas de identificação das áreas, aprendemos:a respeitar as regras, a construir regras de acordo com as necessidades, correspondência um a um, o algarismo escrito e ainda a estabelecer relações de empatia com as crianças que vão rodando nas áreas.
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