E como as crianças mostraram grande interesse nesta área, prometi-lhes trazer mais algumas palavras/gestos em linguagem gestual.
A escolha da palavra Amigo surge ligada ao nosso projeto de integração, onde estamos a aprender a conhecer-nos e a aproximarmo-nos uns dos outros de forma a mantermos relações próximas de amizade e de companheirismo.Como fizemos:
1. Vimos o video explicativo
2. Fizemos dois grupos um de cada lado
3. Uma criança de um grupo escolhia outra e dizia-lhe que era sua amiga por gestos
4. Depois o grupo do outro lado fez exatamente o mesmo.
Foi um momento de diversão e de aprendizagem de outras formas de ser e de pensar. Aprendemos que ser Amigo é tocar no coração com as duas mãos e olhar o outro nos olhos, sorrindo!
Depois do lanche ainda houve tempo para executarmos alguns exercicios sensório-motores, explorando as diferentes partes do nosso corpo, ajudando assim os mais novos a identificar e a situar as principais partes do seu corpo.
Através do video/canção: "Cabeça, ombros, joelhos e pés" exercitamos todos os nossos sentidos, aprendendo a memorizar a letra, a situarmo-nos no ritmo e ao mesmo tempo identificar as várias partes nomeadas na canção.
É assim, de forma lúdica e descontraida que aprendemos a ter conhecimento de nós mesmos, do nosso corpo, dos nossos membros e a desenvolver a relação com o outro.
Sem comentários:
Enviar um comentário