BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A ESCOLA

Partilho um breve texto de um dos meus autores favoritos que em forma de magia, com a suavidade das palavras nos enreda e no enche a alma, como também nos leva a refetir sobre os valores sociais e éticos que permitimos que conduzam a nossa vida.

Leiam, saboreiem e reflitam.


HÁ ESCOLAS....

Há escolas que são gaiolas e escolas que são asas...

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.

Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.

O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O voo não pode ser ensinado.
Só pode ser encorajado.
"

Rubem Alves in "Estórias Maravilhosas de Quem gosta de Ensinar"
 
Porque como o mesmo autor nos diz no título do seu livro, a escola que nos fará crescer enquanto cidadãos conscientes, coerentes, capazes e equilibrados é certmente aquela que assenta os seus objetivos nos quatros pilares mais importntes da educação e que deixam criatividade para a criança: APRENDER, FAZER, CONVIVER e SER! 

E vós familia, que escola querem para os vossos filhos? Não será preciso muito tempo para responder!

Como imaginam essa escola de "voos largados" em que "passaros" crescem a cada dia, e tal como os verdadeiro pássaros miam no ninho com fome, estes nossos pequeninos também têm fome. Uma fome de saber, que se materializará brincando com os outros. Primeiro no ninho, qual passarinhos envergonhados, mas depois já mais despertos para novos vôos e descoberta de novas aprendizagens, que se farão, somente se lhes dermos possibilidades para "voar", pois só aprende a voar, quando lhes damos asas e permitimos assim, tal como a mãe pássaro, que as nossas crianças se aventurem por si mesmas. Pois o vôo da aprendizagem, é um vôo intimo, em que as emoções são sentidas através da adrenalina do momento, que pode ser unico, aos olhos de quem sobrevoa as mais lindas paisagenn que  se avizinham.

Pais, vós que inscrevestes os vossos filhos neste jardim de infância, este foi o primeiro passo para os deixarem se aventurar e crescer. Muitos outros caminhos se abrirão neste novo ano escolar, com desafios, e para os mais pequninos talvez uma ou outra lagrimita de saudade, que facilmente será apagada com a persistência e o carinhos de todos nós. Pois todos estamos cá para embarcarmos neste vôo. Seremos para os mais pequenos um "paraquedas" que estará pronto a abrir e amparar algumas quedas.

E para que as quedas sejam mais suaves, deixaremos alguns pequenos truques que até o menos mágico conseguirá realizar.

até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário