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quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

A adaptação da criança é importante, não só para o desenvolvimento da sua autonomia, no sentido da aquisição de novos conhecimentos, como no estabelecer novas relações, ao nível de integração, em qualquer outro tipo de grupo ou espaço.


No Jardim de Infância as crianças passarão por várias e diferentes fases de adaptação:
- Relação das crianças para com novas crianças
- Relação das crianças com a Educadora e outros adultos;
- A criança e os novos espaços e os materias;
- A criança e as rotinas, horarios e regras de conduta




Na escola não há uma primeira vez. Existem várias primeiras vezes - tantas quanto as transições de ciclo. Mais uma corrida, mais uma viagem, mais uma mudança, mais uma adaptação. Cada novo ciclo volta a ser como o primeiro dia de escola - a ansiedade, o medo de falhar, as expectativas.

Quanto mais radicais as mudanças, maior a angústia. Os recém chegados alegram-se com as novidades, desorientam-se com as mudanças e têm de aprender a lidar com rotinas diferentes. E qual a melhor maneira de iniciar a carreira escolar? como é que os novatos vão apetrechados para a inauguração de mais um percurso? O que devem levar na bagagem? É que estes são, dizem os psicólogos, anos de maior risco. E não há nada como começar com o pé direito. E aos 3 anos a estreia é total.

Os Primeiros dias tornam-se assim fundamentais para o sucesso do ano escolar, para que todos os outros dias do ano, se tornem motivo de sorrisos em vez de lágrimas,

Aqui deixamos às famílias alguns conselhos que permitirão integrar com maior segurança a criança nas actividades diárias do Jardim de Infância:

-  A vinda da criança para a escola deve ser preparada; entretanto, evite longas explicações para ela, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança;

-  A separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para a mãe, mas é superado em pouco tempo, por isso ao portão da escola, não prolongue as despedidas, para não angustiar a criança, mas antes passe-lhe uma mensagem de confiança, dizendo-lhe que a escola vai ser uma coisa boa, onde vai aprender e fazer novos amigo;

- O choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola; a ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação. Não force com violência e ansiedade a criança a ficar na escola;

 - Cabe à mãe entregar a criança ao adulto que a recebe, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar o adulto com o encargo de retirar a criança do colo da mãe; 
- Nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente.
- Se a criança, especialmente as mais pequenas,  sentir necessidade nos primeiros dias, deixe-a levar um objecto de transição, como um brinquedo, um boneco ou uma fralda.

- Devem de ter outros cuidados durante período de adaptação em relação a: troca recente de residência, retirada de chupeta, troca de mobília do quarto da criança, perda de parente próximo ou animal de estimação;

 - Evite comentários sobre a adaptação da criança na sua presença;
- Incentive a criança a procurar a ajuda da sua educadora quando necessitar algo, para que crie laço afetivo com ele;

- A Educadora atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança;

- Manteha uma boa relação com as escola e professoras, pois esta é muitas vezes o segredo do êxito escolar da criança, da sua alegria e da sua segurança afectiva.

- Fale sempre, ao seu filho, do Jardim de Infância de uma forma positiva, mostrando que está contente e que confia nos profissionais.

- O diálogo com a educadora dos vossos filhos é fundamental. Comunique todos os fatos que entenda serem importantes sobre o desenvolvimento do seu filho.
- Mantenha um cuidado diário ao ver a mochila e o Vai-vem, pois as informações ai constantes são importantes. Tudo o que é aí registado pela Professora é também do conhecimento da criança.

- Utilizem o dia de atendimento marcado pela Professora, para obterem mais informações sobre o desenvolvimento do vosso(a) filho(a) e se possivel não interrompa as actividades que estão a decorrer.

- Se os pais confiam na escola, sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação;

- O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente, por isso é de evitar a comparação com outras crianças.

- Poderão ocorrer algumas regressões de comportamento durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc.)

- É comum verificar-se nessa fase uma ambivalência de sentimentos. O desejo de autonomia da criança e a necessidade de proteção ocorrem simultaneamente, pelo que os pais não devem se  mostrar demasiadamente preocupados


 UM BOM ANO A TODOS.







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