Hoje quando as crianças chegaram à sala deram conta que não tinham espaço no mapa para marcarem a sua presença; foi assim desta maneira que se deram conta que o mês de Janeiro acabou no último dia que marcaram a presenças - 31 e que agora iniciava um novo mês, por isso mudamos a folha do mapa.
Aproveitamos a folha antiga para contabilizamos e registamos em ficha individual as faltas de cada uma das crianças.
Para uns esta atividade foi fácil, contando rapidamente as faltas que se encontravam registadas pelos Presidentes com letra maiúscula a vermelho - F, para outros (e não foram os mais novos) foi um pouco mais dificil, tendo necessidade de serem acompanhados de perto e com uma pequena ajuda lá se lembraram dos procedimentos anteriores e da simbologia do mapa. F para as faltas e P para as presenças, depois foi só servirem-se dos seus conhecimentos matemáticos e da plástica, para contarem e pintarem os retangulos correspondentes às faltas dadas durante o mês de Janeiro.
E assim se vai construindo lentamente o nosso conceito de TEMPO, PASSADO E PRESENTE
MAPA DE ATIVIDADES
MAPA DE ATIVIDADES
Aqui está o nosso mapa de atividades, onde marcamos logo pela manhã e diariamente as áreas onde pretendemos trabalhar e desenvolver os nossos projetos e atividades.
Este mapa pretende ser um auxiliar muito importante nas aprendizagens das crianças, permitindo-lhe:
- Planificar as suas atividades a desenvolver durante o dia;
- Fazer pela rápida visualização, uma avaliação do que planeou fazer e do que fez.
- Diversificar as áreas de trabalho, escolhendo as que procurou menos numa determinada semana.
TARDES CULTURAIS - DIA DE HISTÒRIA:
E porque andamos todos muito empenhados a falar de sapos, sapinhos e sapões, desde que aprendemos a poesia dos mesmos, e da pesquisa coletiva feita ontem na internet, suscitada pelo sapo amarelo e castanho realizado pela Lara, desta vez apresentamos uma breve história, intencionalmente, sem imagens, para que pudessemos imaginar criativamente a forma da pesronagem principal do texto - O SAPO, descrito como DIFERENTE, FEIO e GRANDE e reproduzi-los graficamente (passando estes adjetivos/caraterização fisica do Sapo, para o papel)
Foi uma forma de exercitar a nossa concentração e o nosso raciocinio.
CANÇÃO DO SAPO
A canção que se seguiu ao registo da história, divertiu-nos de forma muito animada pela lengalenga com as vogais trocadas e foi um desafio cantá-la:
Sem comentários:
Enviar um comentário