BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ESCOVAS E PASTAS DOS DENTES

Ontem esperávamos a visita dos enfermeiros que iriam levar a cabo com as crianças uma sessão de escovagem de dentes, tendo como objetivo incentivar ao uso correto e rotineiro da escovagem dos dentes.
Porém a atividade foi adiada para a próxima semana, uma vez que não conseguiram levar a cabo a atividade que tinham planificado em tão pouco tempo, para as duas turmas do pré escolar, dado este ser um trabalho cque requer uma observação individual e portanto muito demorada.

Como estavamos prontos munidos do "material", decidimos explorar com as crianças de forma mais pormenorizada o material que touxeram de casa.: aparecendo na sala escovas coloridas de toda o tamanho e formato, bem como várias pastas de dentes com sabores também eles variados.

Após apresentarmos em grupo o nosso material: falando da cor, da forma, do tamanho da escova e da bisnaga da pasta dos dentes, constatamos que havia algumas semelhanças entre a escova e a pasta de umas crianças e outras. 
Esta constatação levou-nos a exercitar o nosso cálculo mental, contando e formando conjuntos com as escovas e pastas semelhantes.

Pussemos também à prova a nossa memória visual com a seguinte atividade:

JOGO: tentar memorizar as cores dos materiais (escova e dentes) e tentar reproduzi-las no desenho.

Conclusão: Após regresso "à nossa roda", analisamos os materiais e os registos produzidos, tendo cada um constatato que o desenho produzido estava muito incompleto (e nalguns casos errado), pelo que tentamos mais uma vez ir à mesa e tentar um 2º registo da escova e da pasta.

Aqui estão os resulatados, com alguns comentários.



Click to play this Smilebox scrapbook
This scrapbooking design personalized with Smilebox


REGISTO NO MAPA DE ATIVIDADES:

Continuamos a planear com mais significado e intencionalidade, antecipando (pensar na cabeça, como eles dizem) o que queremos fazer no tempo de trabalho individual nas áreas .
Assim marcamos com o marcador verde o circulo na área pretendida.






Depois quando acabamos pegamos no mesmo marcador (que para nos facilitar está preso com um cordel) e preenchemos o circulo da área onde concretizamos o nosso trabalho.






Uns fazem ainda o seu registo de forma  pouco organizada e aleatória, registando a área que realmente não era a que tinham pensado escolher, mas outros já antecipam com maior cuidado o que deixaram no dia anterior por acabar e registam a área que lhes permite acabar esses "projetos em curso. 

SAPOS E MAIS SAPOS

Aqui estão, os registos da história do SAPO QUE CANTAVA; nem todos conseguiram realizar com fidelidade o que foi pedido. É preciso treinarmos a nossa concentração e memória.
Contamos com os Pais e outros familiares, contando e recontado as histórias quando estas são levadas para casa, pois o nosso cérebro é como a barriga, tem de ser alimentado constatntemente para ser saudável.

Aqui estão os registos

Click to play this Smilebox photo album
Create your own photo album


A VOZ DOS ANIMAIS:

Tentando improvisar o som produzido pelo sapo, sairam alguns sons estranhos, que uns discordaram ser do sapo, outros afirmaram ser do pato e ainda outros da galinho. Até o cão foi chamado para esta conversa, pelo Daniel que nunca o deixa de fora das conversas pois foi durante algum tempo a sua companhia de brincadeiras.

- Bem, então o sapo faz esse som como o cão, ele LADRA? (questionamos o grupo)
- Não, ele .... ele .... NÂO LADRA (dizia a Jéssica)
- Então o que é que ele faz?
As crianças imitaram novamemte o som, o que gerou novamente alguma controversia....
E continuamos o diálogo

- Então como é que chamamos ao cantar do sapo?

Como ninguém sabia, e faltava o Diego que já em situações anteriores tinha provado ser um adepto e conhecedor da vida animal, decidimos ir por exlusão de partes.

Socorremo-nos do quadro para irmos registando as conclusões a que iamos chegando.












PIAR, CACAREJAR; MIAR, LADRAR foram os termos mais descobertos e não é que não chegavamos a conclusão nenhuma acerca do SAPO

Fomos buscar o Jogo dos sons, tentando descobrir mais pormenores, ouvimos e descobrimos sons conhecidos e deconhecidos, mas do sapo nada.
















E depois, como não tivemos mais tempo, não chegamos ainda a descobrir o verdadeiro som do sapo e o nome que se dá ao mesmo.

Entretanto podem ir descobrirdo em familia, mais vozes de animais, cliquem AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário