BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

DIA DE S VALENTIM:

Aproximando-se o dia de S Valentim, pretendemos festejar esta data com as crianças fomentando o espírito de amizade, de cortesia, de comportamentos, de escolhas e de consequências.

Cada criança expôs os seus conhecimentos, falando sobre a amizade e sobre o que gostam e não gostam que lhes façam.

Nem sempre é fácil pensar sobre os nossos sentimentos, pois temos que olhar bem para dentro de nós e também para o outro, perceber que o que fazemos pode influenciar positivamente ou negativamente o outro e nós mesmos até.

Falamos sobre os amigos verdadeiros e sobre aqueles que se dizem amigos mas cujo comportamento muitas vezes revela o contrário.

falamos sobre as zangas e as atitudes, as pazes que fazemos quando magoamos alguém, expressa no gesto simples de pedir desculpa, com um abraço. Como também na necessidade de sermos verdadeiros quando dizemos que estamos arrependidos e que não voltamos a magoar os outros.

Refletimos e falamos de todos estes valores, que se aprendem desde muito cedo em família, com a convivência de respeito entre todos os membros.
E são por estas atitudes observadas que a criança vai construindo as suas relações apaziguadoras com os outros, que vai conseguindo assim ir transmitindo uma imagem positiva de si aos outros.
E é bom quando isso acontece, pois é essa a companhia que as crianças procuram.

Verificamos que às vezes também acontece que também podemos transmitir aos outros uma imagem não tão boa, nem tão positiva de nós mesmos: quando continuamos a magoar os outros, a rasgar e estragas os seus desenhos, a esconder e a tirar os brinquedos e os seus nomes, a bater e a dizer palavras feias.

E são estes comportamentos que registamos de forma a que as crianças tomem consciência dos seus atos e mudem a sua postura, para poderem fazer parte do grupo dos amigos.

Aqui estão as nossas conclusões àcerca do que é SER AMIGO:

Ser amigo é
View more documents from Acilu




PUZZLES SOBRE A AMIZADE: 

E porque os verdadeiros amigos devem de saber estar uns com os outros, entreajudarem-se e dialogarem, decidimos montar nas várias áreas de trabalhos algumas peças de puzzzles sobre a AMIZADE, para serem montadas em conjunto, por TODOS.








 CONCLUSÃO: 
SAPOS, SAPÕES E SAPINHOS, foi o que descobrimos quando ficaram todas as peças, coladas na grande folha de papel.
Depois observamos os seus rotos e estavam contentes;
observamos os seus comportamentos e estavam todos muito próximos, abraçados, no mesmo nenufar, debaixo de corações, a dar a mão, apaixonados, a ajudar, etc.

Refletimos e registamos que até os animais sabem ser AMIGOS e comportarem-se como tal.

Depois ouvimos a história do SAPO que  ENCONTRA UM AMIGO.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário