Trabalho individual nas àreas:
Continuamos todos a trabalhar segundo as nossas rotinas (uns sempre mais empenhados do que os outros) e nos nossos projetos que guardamos dentro da pasta dos trabalhos para acabar.
Como já temos vindo a ensaiar a canção para o dia da mãe, explorando cada palavra desconhecida, aprendendo a soletrá-la bem e também aprofundando o seu significado, as àreas da Plástica e do Desenho, têm sido as mais preenchidas rapidamente no Plano de atividades e as mais procuradas.
Aqui com a folha da canção na mão, quem quiz pode dar largas à sua imaginação e decorar o dorso da mesma folha, da forma mais criativa que o imaginaram. Hoje, a pintura com aguarela, colagem de corações e de bolinhas de papel crepe estiveram na "moda".
Entranto continuamos a rever a nossa folha com o projeto para o Dia da Mãe, que está numa mica e lá dentro tem já o material e o trabalho iniciado. Depois é só analisarmos individualmente (ou com ajuda de quem está na nossa área) o trabalho que ainda falta fazer e pôr mãos à obra.
Neste momento existem planos já acabados, outros iniciados e outros ainda por iniciar.
O nosso mapa geral de registo permite-nos a todos chegar facilmente a esta conclusão e ainda a toda a informação que cada um necessita no caso de se esquecer de ver a caixa dos trabalhos para acabar onde se encontram guarddos os projetos e respetivo material (dentro de cada mica).
Foto 1: Mapa de registo de projetos pra o Dia da Mãe (ao centro)
Como cada projeto é sempre diferente do outro, os materiais e as atividades a ralizar também são diferenciadas, pelo que as áreas de trabalho a marcar no plano de atividades também o são.
As competencias a desenvolver são muitas, passando desde a matemática, com o medir, contar, analisar, comparar grandezas como também pelo dominico psico-motor, desenvolvendo e apurando o
Aqui ficam alguns registos fotográficos destes dois dias de trabalho nas áreas, em Projeto:
MÃES PELO MUNDO.
À tarde temos vindo a explorar primeiro o conceito de Mulher, agora o de Mãe, Mães pelo Mundo, uma apresentação realizada pela Juca e que nos permitiu num diálogo bastant efrutifero: observar, analisar, verbalizar ideias acerca do assunto, levantar questões, dar opiniões e essencialmente refletir no papel que desempenham as nossas mães na nosa vida.
Vejam logo as nossas primeiras descobertas, que se prendem com as competencias a nivel da linguagem escrita que temos vindo ao longo do ano a trabalhar, especialmente com toda a artenção que damos diariamente aos nossos registos escritos:
- Logo no primeiro slide, algumas crianças repararam que o nome "MÃE" estava diferente pois apresentava mais uma letra que também já conheciam e denominam era o S. Esta pequena letra que fez e faz toda a diferença nesta palvra; assim exploramos as palavras MÃE e MÃES, tendo-se chegado facilmente à conclusão que a palavra MÃE se referia a só uma mãe e a palavra MÃES a mais do que uma.
A terminologia correta usada na classificação das palavras quanto ao número (singular ou plural) surgiu novamente nas nossas descobertas e desta forma tão espontânea, sem o esperarmos acaba por já fazer parte do nosso vocabulário.
A terminologia correta usada na classificação das palavras quanto ao número (singular ou plural) surgiu novamente nas nossas descobertas e desta forma tão espontânea, sem o esperarmos acaba por já fazer parte do nosso vocabulário.
Mas mais outras descobertas foram efetuadas e registadas!
Aqui apresentamos a apresentação vista e analisada por todos.
Maes pelo Mundo
Analisamos e descobrimos nesta apresentação:
1) A mãe sempre presente com os filhos, levando-os:
" na mão, ao colo, às costas, perto de si, de gatas"
2) A fisionomia dos filhos que se cruza com a da Mãe:
" na cor da pele, nos olhos à chinês, no rosto redondo, na pinta da cara, nos olhos, no cabeelo e nosorriso"
3) O vestuário utilizado quer por mãe e pelos filhos não é o habitual entre nós:
"Não tem roupa nenhuma, tem lençol/manta/cobertor na cabeça, tem muitos colares esquesitos, tem um bocadinho cara de homem, tranças e penas..."
4) Os rostos, a pele e os traços não são tipicos das pessoas do nosso país (Europa):
"Não tem roupa nenhuma, tem lençol/manta/cobertor na cabeça, tem muitos colares esquesitos, tem um bocadinho cara de homem, tranças e penas..."
4) Os rostos, a pele e os traços não são tipicos das pessoas do nosso país (Europa):
" Não são do nosso pais", "são da china, "são dos povos que fazem kung fu", "dos que têm os olhos assim (ragados)", da "Índia" e dos Índios" e ainda "É da terra da mãe da Lara"
MÃES NO REINO ANMAL:
Aprendemos e vimos que os animais também têm mães como nós os humanos e de que estas nas nossas imagens também estão com os filhos.
Vejam o que as nossas/vossas crianças descobriram e diseram:
- brincar,
- alimentar,
- abraçar,
- acarinhar;
- adormecer,
- Proteger;
- beijar,
- passear,
- carregar,
- guiar,
- ensinar,
- proteger,
- ensinar a voar,
- beijar
- aquecer
- carregar (inicialmente deduziram que o crocodilo estava a comer, depois o Filipe observou que não estava a magoar, pois a mãe estava com a boca aberta)
- alimentar,
- abraçar,
- acarinhar;
- adormecer,
- Proteger;
- beijar,
- passear,
- carregar,
- guiar,
- ensinar,
- proteger,
- ensinar a voar,
- beijar
- aquecer
- carregar (inicialmente deduziram que o crocodilo estava a comer, depois o Filipe observou que não estava a magoar, pois a mãe estava com a boca aberta)
Bem que grandes exemplos e gestos no mundo animal!
Mas estas tarefas são (e devem ser) extensivas a todos!
Já no fim, designamos as mães animais que vimos nos slides, trabalhando assim o conceito de feminino, o que não foi fácil, e que nos deu muito prazer e risota (será que existe crocodila e elefanta? temos que descobrir diziam eles, fazer um projeto, professora.!)
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