A manhã é o momento ideal para iniciarmos o dia, lendo o nosso Diário, especialmente a coluna do queremos fazer e rapidammente refletir sobre o trabalho desenvolvido e acabado que já ficou para tráz bem como agendando novo trabalho para a semana.
O Presidente é quem tem a tarefa de ir buscar o mesmo e de proceder à leitura em grande grupo.
O planeamento das atividades é muitas vezes apoiado por outros instrumentos da sala, neste caso o CALENDÁRIO, que nos apoiou na descoberta da data para festejarmos a próxima festa - que as crianças adivinhararam apenas com o relembrar da última festa que preparamos. Pois se há um dia do Pai, também há um dia da Mãe.
Este instrumento apoiou-nos matematicamente:
- na identificação do mês - "Cinco" como a maioria das crianças já identificam rapidamente o mês de Março.
- na identificação do respetivo Dia da Mãe (que facilmente foi identificado pela escrita Dia da Mãe
- e ainda, na contagem de dias que faltam para preparamos a festa para as Mães.
Posto isto, pedimos às crianças que durante o dia registassem no Diário possibilidades de atividades para realizarmos para as Mães. (Só a Jéssica, Sara e Bruna é que se lembraram de proceder ao registo, ainda pedindo ao adulto ajuda para a escrita).
- Canções, poesias, histórias, jogos, prendas e postais foram as sugestões dadas.
No final do dia o Diário foi (re) lido e assim repensadas por todos as atividades, ficando acordado a realização de prendas e postais indivduais, tal como fizemos para o Pai. Cada um ficou de pensar no que gostava de oferecer às mães, para depois pesquisarmos imagens sobre o mesmo e analisarmos os recursos existentes e aferir as possibilidades da concretização das mesmas, prendas.
TRABALHO INDIVIDUAL NAS ÁREAS:
Na área do desenho e da Matemática temos vindo a acabar a monitorização dos nossos mapas de Presenças, do Contar, Escrever ou Mostrar, das Comunicações e das Tarefas levadas a cabo, durante o mês de Março.
Aqui estão algumas fotos destes momentos que se tornam verdadeiras fontes de aprendizagem.
Este mês decidimos ainda complementar o registo de monitorização individual das faltas, com um mapa de registo coletivo, que colocamos na área da Biblioteca e podemos analisar facil e rapidamente quem deu mais faltas ao jardim no mês de Março.
Sem comentários:
Enviar um comentário