BEM VINDOS PAIS: Entrem e partilhem das nossas experiências!
Aqui podem encontrar as informações necessárias sobre as atividades realizadas pelos vossos filhos.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

PROJETOS DIA DA MÃE

PROJETOS EM CURSO
DIA DA MÃE



Já estão em curso!
Só faltam três, referentes às crianças que se encontram a faltar.

Durante o trabalho autonomo algumas crianças já iniciaram os seus projetos, sendo ajudadas pelos adultos na seleção do material e na utilização de alguns instrumentos, que necessitam de supervisão, como é o caso da pistola de cola quente e do ferro de engomar.

Escolher os materiais, contornar os moldes, picotor, recortar, colar, pintar, medir, sempre estando atento ao projeto, são tarefas que empenhamos na respetica area. Refere-se que alguns trabalhos excedem, em beleza o das fotos do projeto.



COMUNICAÇÕES:
Continuamos a descobrir novas potencialidades dos materiais, mesmo para além daquele que referimos nos INVENTARIOS; os mais pequenos nem sempre se lembram de registar o seu nome no mapa das Comunicações, mas lá os incentivamos, lembrando-os e apoiando-os no seu registo, para que este se possa tornar num hábito de partilha e de construção de conhecimento para os outros e para si mesmo.


Um jogo da área de Matemática, apresentado pela mão do pequenito Yeison (1ª comunicação) e que bem que explicou como fez: "primeiro o cartão tava sem nada, depois vi .... procurei aquilo (peças) e pus lá ... depois tava bem" 

PARABÉNS! Foi um avanço grande na construção das ideias e na construção frásica.

























 
A Sara como sempre surpreende-nos com o tipo de coisas que sozinha descobre. Desta vez foi um jogo que estava um pouco lá atrás escondido desde o ano passado e que ela descobriu como jogar, de forma diferente da que ja conheciamos.












E outra novidade grande e magnifica: A Iara já desenha. Deixou a garratuja e apresentou-nos este lindo exemplar pictorico, que os colegas aplaudiram e ela muito gostou. Respondeu às perguntas sobre o significado de cada uma das coisas por ela desenhadas.

Grande Iara! 






 TARDE COLETIVA DE DESCOBERTAS:

Foi o que se seguiu no mesmo dia, quando pedimos aos presidnetes para distribuirem aquelas inicias de letras.
Enquanto a tarefa ia sendo completada, fomos falando sobre a mãe: enuncando caracteristicas, nome próprio. (algumas crianças sabiam o nome completo)

Como uma das crianças não sabia o nome da mãe, fizemos o jogo do passa a palavra ao ouvido do outro. Primeiro sussurei o nome da respetiva mãe da criança ao ouvido de uma criança, a qual foi passando o nome ao outro até chegar à própria criança.





No final todos ajudaram a Carolina a dizer bem alto o nome da mãe.

 
Resultado final das peças distribuidas no chão:  Foram imaginativos e dispuseram-nas em grande circulo que atentatmente cada um observou e tentou descobri a que pertencia ao nome da mãe. Alguns identificam-nas facilmente, outros com mais dificuldade e por isso escrevemos o nome no papel para assim a identificarem mais facilmente.










Conclusão deste exercicio: Há 3 meninos no nnosso grupo que têm mães com o mesmo  nome, repetindo-se assim o nome de SUSANA 3 vezes.


E ainda descobrimos que há mães cujo nome não é o mesmo mas começa com a mesma letra. E que a mãe do Diego tem um nome que ele julgava começar por I, por causa do som com que +é pronunciado, mas que todos descobrimos que é um mome que tem uma armadilha por causa da letra H, que é muda e também do E, que se lê como se fosse o i.


A MULHER NA ARTE



Por fim antes de procedermos à leitura do nosso DIARIO, ainda nos divertimos, com um misto de pequenas risotas e de caras admiradas, com as imagens apresentadas de uma breve apresentação retirada do BLOGUEFOLIO, apresentado-nos Arte no feminino.

E tal como imaginamos na nossa mente as nossas mães e as descrevemos com palavras simples, olhamos para quem tem o dom de imaginar e de pintar de uma outra forma, que para nós já não é totalmente desconhecida. (tinhamos já tido a posssibilidade de ver o homem desenhado por alguns destes autores que agora nos apresentam a figura feminina).

Mulheres, algumas foram mães, outras não! Estas foram tão somente criadas na imaginação de quem sonha com as cores e trasnpostas para o papel a espera de quem as descobrisse, tal como fazemos nas COMUNICAÇÕES, estes autores criam e recriam as imagens, para nos comunicar os seu saber.

Apreciem:

A Mulher Na Arte

Sem comentários:

Enviar um comentário